O Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto.
Além de seu valor artístico e documental, a fotografia cumpre um importante papel social e cultural em vários projetos do nosso portfólio. São iniciativas que promovem a diversidade cultural e artística brasileira e podem ser apoiadas por empresas por meio das leis de incentivo, sem custos adicionais, valorizando artistas, comunidades e histórias que merecem ser vistas e compartilhadas.
Um dos bons exemplos para a data é a exposição “Onde Mora a Esperança”, organizada pela Habitat para a Humanidade Brasil, presente no país desde 1992. Ao longo desse tempo, a organização transformou a vida de mais de 197 mil pessoas, atuando em 23 estados e no Distrito Federal, contribuindo para a construção ou melhoria de mais de 10 mil casas e cisternas. Mais do que mostrar habitações, a exposição revela histórias de resiliência, cultura e identidade. Com 100 imagens distribuídas em 28 painéis, fotógrafos brasileiros e estrangeiros registraram comunidades em diversos países, incluindo Índia, Tailândia, Filipinas, Armênia, Hungria, Bulgária, Ucrânia, Estados Unidos, Canadá, Jordânia, Uganda, Zâmbia, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Haiti e Brasil. Cada fotografia é um retrato da vida cotidiana, da diversidade cultural e da esperança que nasce quando as pessoas têm um lar digno para chamar de seu.
Outra iniciativa que integra nosso portfólio é a exposição “Um Mergulho na Guanabara”. Inspirada no livro Baía de Guanabara: descaso e resistência, de Emanoel Alencar, a mostra convida à reflexão sobre a crise ambiental global, o desenvolvimento sustentável, o saneamento básico, o lixo e a reciclagem. Por meio de diferentes instalações artísticas, a exposição simula os variados ambientes que compõem a bacia hidrográfica da Guanabara, que abrange 4.800 quilômetros quadrados e 16 municípios, permitindo que o público compreenda de forma sensorial os desafios e a importância da preservação desse ecossistema.
Além desses, outros projetos que conectam história, arte e sociedade integram o nosso portfólio e estão aptos a receber patrocínio de empresas, por meio das leis de incentivo fiscal, sem custos diretos.
Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe.
Foto: Reprodução/Habitat para a Humanidade Brasil