No dia 23 de junho celebra-se o Dia Mundial do Desporto Olímpico, ou Dia Olímpico, e o Dia do Atleta Olímpico. A data marca a fundação do Comitê Olímpico Internacional, em 1894, por iniciativa do Barão de Coubertin, com o propósito de reviver o espírito dos Jogos da Grécia Antiga. Mais que um marco histórico, a data reforça os valores do Olimpismo, como respeito, superação e amizade, e foi instituída no Brasil pela Lei nº 9.615 de 1998.
A prática esportiva, especialmente entre crianças e jovens, tem um papel essencial que vai além dos benefícios físicos. O esporte pode ser um poderoso instrumento de desenvolvimento pessoal, social e cultural, capaz de transformar realidades, abrir caminhos e fortalecer vínculos.
O esporte ocupa um espaço importante em nosso trabalho, e neste 23 de junho aproveitamos a oportunidade para destacar iniciativas que investem com bastante responsabilidade na formação de novos talentos:
Em Fortaleza, a Escolinha de Futebol Menina Campeãs atende meninas de 6 a 18 anos, promovendo a inclusão no esporte por meio da prática do futebol em núcleos estruturados com campos próprios. Além de incentivar hábitos saudáveis, o projeto aposta na revelação de talentos que poderão, no futuro, integrar programas de rendimento.
Em Campinas, o Núcleo de Formação de Atletas – Judô INBRADE oferece preparação técnica para 30 jovens atletas, com foco em competições estaduais e nacionais. A proposta é garantir estrutura e apoio para que esses judocas alcancem bom desempenho e visibilidade em suas trajetórias esportivas.
Na região do Jaguaré, em São Paulo, o Referência FC desenvolve um trabalho de formação com adolescentes entre 10 e 19 anos, divididos por faixa etária. O projeto busca desenvolver atletas com capacidade de leitura de jogo e autonomia para aplicar, em competição, os aprendizados adquiridos nos treinos.
Já a Escolinha do Triathlon atende crianças e adolescentes de 8 a 16 anos matriculados na rede pública, oferecendo vivência esportiva na modalidade que combina natação, ciclismo e corrida. A proposta alia inclusão e formação esportiva em um ambiente estruturado. Criada pelo triatleta olímpico Juraci Moreira, a iniciativa já se espalhou por 34 núcleos de vários estados do país.
Além desses, outros projetos esportivos integram nosso portfólio e podem ser patrocinados por empresas sem custos diretos, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Entre em contato com nossa equipe para saber mais.