Dia do Artista de Teatro

Teatro | 19/08/2024

No Brasil, as apresentações teatrais têm suas origens no século XVI, com encenações de temas religiosos. A partir de 1808, com a chegada da família real portuguesa, os primeiros teatros começaram a ser construídos no país. Em 1978, uma lei oficializou as profissões de artista e técnico de teatro, e instituiu o dia 19 de agosto como o Dia do Artista de Teatro.

Essa data celebra não apenas os artistas que sobem ao palco, mas também todos os profissionais que trabalham nos bastidores, longe dos olhos do público. Embora atuem fora dos holofotes, seu papel é essencial para a realização de um espetáculo completo.

O portfólio de projetos aprovados pelas leis de incentivo na área das artes cênicas pela Direção de Cultura é bastante extenso, e inclui iniciativas de capacitação técnica e formação de novos talentos relacionados à arte do teatro.

É o caso do Instituto do Teatro Brasileiro (ITB), criado para preservar a história do teatro no país e expandir seu alcance, que se pauta por três pilares: democratização do teatro, formação de profissionais e preservação da memória. Com a missão de capacitar profissionais nas áreas de iluminação, som, técnicas de palco e produção, o ITB oferece cursos gratuitos por meio do PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, projeto cultural aprovado em leis de incentivo.

A peça teatral “Gostava Mais dos Pais” nos convida, através da comédia, a testemunhar a profundidade da amizade entre Lucio Mauro Filho e Bruno Mazzeo. Os dois se conheceram na infância, graças ao estreito vínculo entre seus pais, os inseparáveis amigos Lucio Mauro e Chico Anysio, duas lendas do humor brasileiro.

Circulação de espetáculos adultos, infantis e até mesmo apresentações teatrais dentro de escolas também podem ser apoiados através das leis de incentivo.

Criada em 1992, a Companhia Furunfunfum destaca-se pela irreverência e pela utilização de diversas linguagens em suas criações, integrando a música de forma marcante em todos os seus trabalhos. O grupo realiza um relevante trabalho pedagógico, voltado à formação de professores e à aproximação da arte teatral com o cotidiano de crianças e adultos.

Com o Grupo Último Tipo à frente, o projeto Reciclando a Cena  é focado no teatro infantil. O projeto apresenta espetáculos que combinam música e teatro de maneira inovadora e poética, utilizando materiais reciclados para criar cena, cenário e figurinos. Assim, promove o reaproveitamento e serve como um exemplo de conscientização ambiental.

Entre em contato para conversar com nossa equipe e conhecer em detalhes os projetos.  O uso das leis de incentivo não traz custos para a empresa e, portanto, é uma forma bastante vantajosa para ampliar suas ações de responsabilidade social, apoiar a arte do teatro e contribuir para ampliar o repertório cultural do público geral.

Imagem em Destaque: Furunfunfum

Notícias relacionadas

teatro nas escolas | 23/10/2024

Grupo Último Tipo faz apresentação gratuita no dia 30 de outubro em Campo Limpo Paulista

teatro nas escolas | 03/07/2024

Mais de 5 mil alunos acompanham o projeto Teatro nas Escolas em Campo Limpo Paulista

teatro nas escolas | 10/05/2024

‘Circo’ é novidade no projeto “Oficinas Culturais” no Tocantins