Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
Celebrado em 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data é uma referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, e um símbolo do combate ao racismo.
Confira a programação do Museu Casa Portinari e do Instituto Anelo para homenagear a data através da arte:
O Museu Casa de Portinari, em suas mídias sociais, apresenta algumas das obras de Candido Portinari que representam corpos negros como símbolo de brasilidade por natureza e merecimento. A mostra começa às 10h e será transmitida no Youtube do MCP. O Museu, que fica em Brodowski/SP, também traz boas opções para as visitas presenciais, como um show de MPB, Chorinho e Bossa Nova no dia 21.
O Instituto Anelo lança seu primeiro projeto musical produzido 100% por negros. A produção inédita é a regravação de Tributo a Martin Luther King, sucesso de Wilson Simonal. O lançamento será no primeiro minuto do dia 20 de novembro, simultaneamente no Facebook, no Instagram e no YouTube. Clique aqui para saber mais.
Em Sumaré/SP, a Sociedade Humana Despertar elegeu a cultura afro-brasileira como eixo central do plano pedagógico do projeto Despertar das Artes, que oferece atividades de circo, dança e literatura. Para trabalhar essa conscientização, foram planejadas ações de leitura lúdica de contos africanos, dança com músicas selecionadas por artistas negros e a produção de boneca Abayomi, que carrega a simbologia cultural e a história das mães africanas, que utilizavam de retalhos de suas próprias saias para criar as pequenas bonecas.