Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
Em 22 de janeiro de 1917 foi exibido, pela primeira vez, o filme “O Kaiser“, considerado o primeiro filme brasileiro de animação da história. Embora não seja uma data oficial, 22 de janeiro acabou marcado como Dia Nacional da Animação.
O mês marca também a retomada do projeto cultural “Curtas de Animação”, ligado ao Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que difunde a arte de produzir cinema de animação em escolas públicas.
Entre 25 e 29 de janeiro, serão realizadas duas oficinas na Escola Municipal Indígena Nhembo ‘e’ á Porã, na Aldeia Rio Silveira, em Bertioga, litoral paulista. Realizado em parceria com a Direção Cultura, o projeto “Curtas de Animação” foi viabilizado pelo Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Através de oficinas orientadas pelos profissionais do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, os alunos participantes desenvolvem um curta-metragem de autoria coletiva, usando a técnica do desenho animado em papel, e passando por todas as etapas da construção do filme, incluindo o desenvolvimento do roteiro, story–board, animação, trilha sonora e toda a produção do filme. Os filmes são reunidos em DVD, junto com o making-of, e exibidos em sessões abertas nas escolas.
Com mais de 45 anos de atividade, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas é um dos mais atuantes produtores do segmento no país. Para levar as oficinas a outras localidades, entre em contato com a Direção Cultura, e conheça detalhes do projeto.