Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
No dia 3 de maio, às 19h30, a equipe do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas volta para Mogi Guaçu, para apresentar os resultados do projeto Curtas de Animação, que realizou duas oficinas de animação na EMEF Antônio Giovani Lanzi. O projeto tem patrocínio da rede de Supermercados Pague Menos, através do Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS e contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Mogi Guaçu.
Vai ser uma noite de cinema diferente, com a estreia dos curtas-metragens de animação “A queda” e “A história do rio Guaçu”, feitos pelos estudantes que participaram das oficinas. O evento é aberto e gratuito, na sala de vídeo Maria Célia Stábile, no Centro Cultural Municipal, na Avenida dos Trabalhadores, 2.651, no Jardim Camargo.
“Apoiarmos projetos que visam a formação de crianças e adolescentes nas vertentes da cultura, da educação e do esporte, faz parte do nosso DNA, da Rede de Supermercados Pague Menos. Sabemos que são essas frentes que transformam e proporcionam mudanças significativas na visão dos participantes. O projeto Curtas de Animação trouxe a técnica da produção de curtas, contribuiu para o desenvolvimento de talentos emergentes, criou um legado cultural e deixou uma marca positiva na vida das crianças e adolescentes que foram impactados pelo projeto. Teremos as exibições do que foi produzido, oportunizando para a comunidade de Mogi Guaçu sessões de exibição pública”, comenta Fabio Cecon, gerente de Marketing e Comunicação da Rede de Supermercados Pague Menos.
As duas oficinas foram conduzidas com os alunos da EMEF Antônio Giovani Lanzi, no bairro Vila Paraíso, entre os dias 19 de março e 02 de abril e foram coordenadas pelos profissionais do Núcleo, incluindo seus diretores e fundadores, Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi.
Cada oficina teve a participação de cerca de 15 alunos, que trabalharam coletivamente na produção de curtas-metragens de animação, aprendendo e praticando todas as etapas do processo, desde o desenvolvimento do roteiro e story-board até a criação da trilha sonora e a produção final do filme, utilizando a técnica de animação em papel. Agora, no dia 03 de maio, os alunos poderão ver pela primeira vez a obra final concluída na tela.
A expectativa é grande, já que a experiência das oficinas foi bastante positiva. “A Oficina de Animação, promovida pela Direção Cultura em parceria com o Núcleo de Cinema de Campinas, deixou uma marca significativa nos alunos participantes, ajudando-os a crescerem artisticamente juntos, explorando sua criatividade e incentivando o coletivismo durante o processo. Ações como essa corroboram para que os alunos se sintam valorizados e incentivados a explorarem suas habilidades artísticas, contribuindo para o fortalecimento da comunidade criativa e para o enriquecimento do cenário cultural local.”, comenta Aline Cezarone, Assessora Técnica Cultural da Secretaria de Cultura de Mogi Guaçu.
A primeira animação, ‘A história do rio Guaçu,’ teve como inspiração o Rio Mogi Guaçu, que dá nome à cidade. O enredo criado pelos alunos se desdobrou em um romance, em que um pescador e uma moça se casam e têm filhos.
A segunda animação, “A Queda”, tem como ponto de partida a Ponte Vermelha, uma ponte histórica da cidade. As crianças optaram por contar a história de uma fotógrafa que teria falecido no local, misturando fatos reais com elementos fictícios criados por elas.
Em atividade desde 1975, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas é um dos mais atuantes e longevos polos de produção no segmento no país, e desenvolveu uma metodologia própria para realização de oficinas, que prioriza a autenticidade e a expressão individual de cada participante. O projeto “Curtas de Animação” conta com patrocínio da rede de Supermercados Pague Menos, através do Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS, e é realizado em parceria com a Direção Cultura. Além de Mogi Guaçu, esta fase do projeto já contemplou as cidades de Valinhos e Campinas.
Saiba mais sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas:
Com direção dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo se prepara para chegar em 2025 aos 50 anos de atividade. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Em 2017, chegaram aos cinemas os dois primeiros longas-metragens produzidos pelo Núcleo: “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país e do mundo neste segmento.
Sobre a Rede de Supermercados Pague Menos:
Inaugurada em 1989, a Rede de Supermercados Pague Menos está entre as 40 maiores empresas supermercadistas do estado de São Paulo, conforme o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Atualmente, possui 36 lojas em funcionamento nas cidades de Americana, Araras, Artur Nogueira, Boituva, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itu, Limeira, Mogi Guaçu, Nova Odessa, Paulínia, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, Salto, São João da Boa Vista, São Pedro, Sumaré, Tietê e Valinhos. A empresa possui um Complexo Administrativo, Logístico e Entreposto de Carnes em Santa Bárbara d’Oeste, com 200 mil m². Com mais de 7 mil colaboradores, segue em constante expansão. A fórmula do bom atendimento, somada aos produtos de qualidade e aos preços imbatíveis, faz da varejista sinônimo de qualidade, economia, comodidade, competência e variedade. Supermercados Pague Menos “Faz Sua Vida Melhor”!
Serviço
Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Supermercados Pague Menos apresentam:
Projeto Curtas de Animação – estreia dos curta-metragens produzidos por estudantes de Mogi Guaçu
Data: 03/05/2024 (6ªf)
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Municipal (sala de video ‘Maria Célia Stábile’) – Av. Dos Trabalhadores, 2651 – Jd. Camargo – Mogi Guaçu