Curtas de Animação em Hortolândia: alunos da rede pública produzem desenho animado sobre racismo

curtas de animação | 09/10/2025

Encerrando a temporada de 2025 em Hortolândia, o projeto cultural Curtas de Animação, realizado pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas em parceria com a Direção de Cultura, retorna à EMEF Dayla Cristina Souza, no Jardim Santiago, no próximo dia 17 de outubro. A visita tem como objetivo exibir, em primeira mão, o curta de animação “Além da Cor”, produzido por um grupo de estudantes da escola.

A iniciativa, que há várias edições promove atividades em escolas públicas e entidades do terceiro setor, proporciona aos participantes uma experiência imersiva no universo da animação. Durante a oficina, 18 estudantes tiveram a oportunidade de criar um curta-metragem de autoria coletiva, orientados pelos fundadores e animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi. Ao longo do processo, os alunos participaram de todas as etapas da produção de um filme animado, incluindo desenvolvimento de roteiro, storyboard, trilha sonora e animação em papel.

Resultado desse trabalho coletivo, o curta-metragem “Além da Cor”, tem como tema central o racismo. O filme parte da chegada de um novo aluno e de seu processo de integração na turma, inicialmente marcado por atitudes discriminatórias, que logo são superadas, dando lugar à amizade e à convivência.

A exibição da produção ocorrerá em sessão especial e gratuita na escola, no dia 17, às 14h. Será a primeira oportunidade para os estudantes assistirem à versão finalizada do filme, que posteriormente ficará disponível no canal do Núcleo de Cinema de Animação no YouTube, em uma playlist dedicada às produções realizadas em escolas de Hortolândia.

O projeto Curtas de Animação é realizado em parceria com a Direção Cultural e, em Hortolândia, conta com o patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em atividade há várias edições, o projeto já atendeu centenas de crianças e adolescentes em escolas públicas e organizações do terceiro setor. Os filmes produzidos nas oficinas em Hortolândia estão reunidos nesta playlist.

Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil:

A ArcelorMittal Gonvarri Brasil é um centro de serviços de aço, especializado nos processos  de decapagem,  corte transversal, longitudinal e ferramentado em  aços planos de  laminação a quente, a frio e revestidos e corte a laser.

Foi constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal e a Gonvarri Industries, e é composta de três centros de serviços que produzem chapas, slitters, blanks e outras peças para aplicações em indústrias dos segmentos automotivo, máquinas e equipamentos, construção, agrícola, eletrodomésticos e embalagem, entre outros. Hortolândia abriga um destes três centros de serviço no Brasil. Os demais ficam em Araucária/PR e Glorinha/RS.

Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas:

Com direção dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo completou em 2025 a impressionante marca de 50 anos de atividade. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção do país e do mundo neste segmento. O site do Núcleo é o www.ncacampinas.org.br.

Notícias relacionadas

curtas de animação | 27/08/2025

Projeto Curtas de Animação faz mais uma estreia em escola pública de Hortolândia

curtas de animação | 13/08/2025

Mais uma estreia: estudantes de Hortolândia criam curtas animados

curtas de animação | 03/06/2025

Hortolândia recebe novas oficinas do projeto Curtas de Animação

 
 
Direção Cultura
Privacidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.