‘Clássicos em Cena’ leva a sonoridade do choro no dia 16 de abril a Itapira

clássicos em cena | 03/04/2025

O projeto Clássicos em Cena, que oferece apresentações mensais gratuitas e comentadas de música clássica e instrumental, leva para Itapira o Guilherme Lamas Trio no dia 16 de abril. A apresentação será uma oportunidade única para o público apreciar a beleza do choro, um dos ritmos mais representativos da música brasileira, num panorama histórico-social que vai relembrar obras de músicos emblemáticos do gênero, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Anacleto de Medeiros, Garoto, entre outros. O evento começa às 19h e tem entrada franca, no anfiteatro do Grupo Penha, na Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete.

O trio liderado por Guilherme Lamas (violão), ao lado de Leandro Tigrão (flauta) e Roberto Amaral (pandeiro), sobe ao palco com o show ‘Bem Acompanhado’, um espetáculo instrumental que celebra o papel essencial do violonista de acompanhamento. Além de músico, Guilherme Lamas é doutor e mestre pela Unicamp, e o foco de seu trabalho é justamente o violão 7 cordas que, no palco, ora se destaca como solista, ora se funde ao conjunto, dando vida e movimento à música.

Como é tradição no projeto Clássicos em Cena em Itapira, a noite musical terá a presença do Maestro Parcival Módolo, que conduz as apresentações com comentários, curiosidades, histórias e informações que ajudam o público a apreciar melhor as composições, os instrumentos e o trabalho de cada grupo convidado, sempre de forma leve e bem descontraída.

Professor e regente com carreira internacional, Módolo tem mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.

A concepção do projeto Clássicos em Cena, idealizado pelo próprio Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, tem como ponto central a propagação da música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral. O projeto nasceu no ano 2000 e já passou por mais de 15 cidades.

Com patrocínio do Grupo Penha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Clássicos em Cena em Itapira já tem as próximas atrações confirmadas, a Camerata Casa das Artes, no dia 21 de maio, e o Conversa Ribeira, no dia 25 de junho.

Grupo Penha

Reconhecido como uma referência na indústria, o Grupo Penha é um dos principais produtores de embalagens de papelão ondulado no Brasil, com 10 unidades distribuídas em quatro estados: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia.

Com 64 anos de expertise, seus 2,3 mil colaboradores se dedicam diariamente a desenvolver soluções de embalagens únicas e sustentáveis que incorporam os mais avançados e personalizados serviços disponíveis no mercado, cultivando parcerias sólidas que transcendem a simples entrega de produtos.

Serviço:

Ministério da Cultura e Grupo Penha apresentam:

Clássicos em Cena em Itapira

Convidado: Guilherme Lamas Trio

Data: 16 de abril (4ªf)

Horário: 19h

Entrada Franca

Local: Anfiteatro da Penha – Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete, em Itapira/SP

Mais informações: www.classicosemcena.com.br

Notícias relacionadas

clássicos em cena | 10/03/2025

‘Sax Bem Temperado’ abre nova temporada do projeto “Clássicos em Cena” em Itapira

clássicos em cena | 13/11/2024

Clássicos em Cena Itapira faz último concerto do ano no dia 27 de novembro

clássicos em cena | 21/10/2024

Clássicos em Cena Itapira recebe Big Band Casa das Artes no dia 30 de outubro

 
 
Direção Cultura
Privacidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.