Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
O Teatro Elis Regina, em São Bernardo do Campo/SP, está se preparando para receber um espetáculo de dança imperdível. No dia 5 de maio, às 20h, a Cia Dança Sem Fronteiras apresenta “Ciranda de Retina e Cristalino”, sob a direção de Fernanda Amaral.
O espetáculo foi criado entre os anos de 2020 e 2021, com ensaios online, e é marcado pela improvisação, que desempenhou um papel fundamental na criação da dramaturgia e na preparação do elenco. O olho, o olhar, o ver e o não ver foram temas da pesquisa de criação da obra, assim como as vivências dos bailarinos e seus processos diários de mudanças e adaptações nos tempos de rígido afastamento social e encontros através de telas.
As composições coreográficas foram cuidadosamente desenhadas, como uma poesia em movimento, levando em consideração os corpos dos bailarinos e suas características únicas. Em conjunto com a trilha sonora e a iluminação, o espetáculo convida o público a lançar um novo olhar sobre a dança contemporânea, fortalecendo a diversidade e ultrapassando rótulos e preconceitos sobre dança e deficiência. “A dança nunca é somente sobre a dança, nem neutra, e sim rica em significados”, afirma Fernanda Amaral, diretora da Cia Dança Sem Fronteiras.
O elemento círculo, representado pela roda que gira, gira e dá voltas, como uma grande ciranda da memória, é peça central no espetáculo, dividido em três olhares. O primeiro é com todo o elenco, o segundo com a aparição dos personagens, e, no terceiro, elenco e personagens se reencontram. Há Retina, mulher com baixa visão que baila atrás de sua janela; Cristalino, jovem com baixa visão que se equilibra fazendo malabarismos; Desfocado, que dança com sua roda em sua cadeira de rodas, além de Cecília, Iris e Corneia, todos isolados em seus círculos, mas também conectados por suas narrativas corporais.
O evento tem entrada franca, com retirada de ingresso uma hora antes do espetáculo, direto na bilheteria do Teatro Elis Regina, na Av. João Firmino, 900, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo.
Sobre a Cia Dança Sem Fronteiras
A Cia Dança sem Fronteiras foi criada em 2010, em São Paulo, pela bailarina, coreógrafa e educadora Fernanda Amaral. Desde sua criação, reúne diferentes linguagens artísticas para criar espetáculos, ações performáticas e videodanças pautados na cultura corporal que acolhe o potencial de todos os participantes, a criatividade e a diversidade.
O grupo já realizou mais de doze espetáculos, apresentando-se em mostras e festivais nacionais e internacionais, presencialmente e online. Dentre os prêmios conquistados estão o Prêmio Prince Claus Fund for Culture and Development (Holanda) em 2013, Prêmio Denilto Gomes- 2020 e em 2021 –– British Council e Unlimited – com a parceria com artista com baixa visão do País de Gales, e em 2022, o Prêmio Dança Acessivel Funarte.
Para conhecer o trabalho com mais detalhes, basta acessar o site http://dancasemfronteiras.com.br/.
SOBRE A DUAS RODAS
Patrocinadora do espetáculo da Cia Dança Sem Fronteiras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Duas Rodas está presente em mais de 40 países, atuando há 97 anos na fabricação de aromas e ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), três na América Latina (Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.
Serviço
Ministério da Cultura e Duas Rodas apresentam
Dança Sem Fronteiras em São Bernardo do Campo
Espetáculo: Ciranda de Retina e Cristalino
Data: 05 de maio (6ªf)
Horário: 20h
Local: Teatro Elis Regina – Av. João Firmino, 900 – Assunção – São Bernardo do Campo
Entrada Franca (retirada de ingresso 1 hora antes do espetáculo)
FICHA TÉCNICA:
Direção Geral e Concepção: Fernanda Amaral
Intérpretes: Ana Mesquita, Carmen Estevez, Fernanda Amaral, Gabriel Domingues, Lucinéia Felipe dos Santos, Icaro Rodrigues
Participação especial em videodança e projeções: Luana Amaral
Música Original, Arranjos e Performances Instrumentais: Sérgio Zurawski (Bipolar Studio)
Vozes: Jaqueline Momesso, Sérgio Zurawski e Wagner Dias
Música: Ciranda – Piscadas e Miradas: Wagner Dias e Fernanda Amaral
Iluminação: Fellipe Oliveira
Cenários, Figurinos e Adereços: Eliseu Weide