Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
Para comemorar o retorno às aulas, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas realiza o Festival “Volta às Aulas” no sábado, 11 de fevereiro, a partir das 14h, na Estação Cultura, com entrada gratuita.
A atração principal da tarde é a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, que apresenta temas dos filmes Frozen, O Rei Leão, Os Saltimbancos, Harry Potter, Anastasia, Star Wars, Superman, O Corcunda de Notre Dame e Piratas do Caribe.
A regente convidada para este concerto especial é a prezada maestra Natália Larangeira, que sobe ao palco acompanhada dos solistas Juliana Franco e Raphael Rossatto, e da cantora Elaine Pompom, que apresentará o jingle de sua autoria composto em homenagem ao PIC – Plano Primeira Infância Campineira.
O concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas faz parte do projeto Circuito Arte nas Ruas, com patrocínio da Bosch, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Além da Sinfônica Municipal, o Festival Volta às Aulas terá, em sua abertura, a participação especial da Orquestra do Projeto Primeira Nota, da High School Band, da Escola Americana de Campinas e da dupla Palavra Cantada, que prometem animar a plateia nesta grande celebração ao público infanto-juvenil.
A REGENTE
NATÁLIA LARANGEIRA revela uma promissora carreira como regente de ópera, coro e orquestra, destacando-se seu mais recente prêmio em 2º lugar no III Concurso para regentes da Opéra de Baugé (França/2019).
Fez sua estreia na Sala São Paulo em 2018, à frente da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. No ano seguinte, participa do processo seletivo para regente assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, fazendo seu début na Sala Minas Gerais e também no Teatro Colón, no concerto de encerramento da Masterclass de regência com o maestro Enrique Diemecke.
Participa do movimento Mulheres Regentes, atua como Regente Titular e Diretora Artística da Camerata Filarmônica Brasileira, regente assistente da Orquestra Sinfônica de Santo André e já foi convidada das Orquestras Sinfônicas de Piracicaba e da USP.
Atualmente é discente do Mestrado em Performance pela UNICAMP e diretora assistente da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, no Teatro Colón, na Argentina. Paralelamente às atividades como regente, trabalha como produtora, gestora de projetos sócio-culturais e palestrante em treinamentos de equipes de alta performance.
OS SOLISTAS
JULIANA FRANCO
Elogiada pela beleza de seu timbre, técnica vocal e musicalidade, é conhecida também por sua grande versatilidade, transitando por diferentes repertórios: de óperas e árias barrocas a musicais e estúdios de dublagem.
Iniciou seus estudos musicais aos seis anos no “Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis” e fez sua estreia profissional na “Sinfonia dos Dois Mundos”, aos 11 anos. Desde então, a música tornou-se uma parte fundamental de sua vida e, desde então, tem sido vista e ouvida em palcos do Brasil, Estados Unidos e Europa.
Paralelo a seu trabalho no mundo clássico, cede sua voz a personagens de filmes e desenhos animados, como a jovem Anastasia, na versão brasileira do longa homônimo, além de outros personagens para TV e cinema. Desde 2015 é solista do projeto “Em Família”, junto à Orquestra Petrobras Sinfônica, em adaptações como a “Arca de Noé”, “Os Saltimbancos”, “Balão Mágico” e “O Mágico de Oz”.
Há anos dedica-se à pesquisa da dicção do português brasileiro cantado e apresenta-se em recitais e palestras sobre o assunto, divulgando a música e a cultura brasileira pelo mundo.
RAPHAEL ROSSATTO
Ator, cantor e dublador brasileiro, ficou conhecido ao dublar a voz cantada de Flynn Rider no filme da Disney “Enrolados”, voltando a lhe dar voz na nova série da Disney Channel “Enrolados Outra Vez”. Ademais, fez outros papéis conhecidos, como Kristoff, em “Frozen: Uma Aventura Congelante”, Cavaleiro Solitário, no filme homônimo, Gary, em “No Ritmo” e Peter Quill, em “Guardiões da Galáxia”, na parceria Disney/Marvel.
Outros trabalhos importantes em sua carreira são “Passageiros”, “Jurassic World”, “Sete homens e um destino”, “A Culpa é das Estrelas”, “Se eu ficar”, “Como eu era antes de você”, “Piratas do Caribe 4”, “Simplesmente Acontece”, “Jogos Vorazes”, “Vikings” e “The Flash”.
Cantor profissional desde os 12 anos, Raphael Rossatto, estudou teatro musical no Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (CEFTEM), no Rio de Janeiro, mas está ligado à arte desde a infância. Vindo de família tradicional circense, já nasceu nos picadeiros, foi palhaço, acrobata, trapezista, locutor e cantor no “Circo Teatro Show” que pertencia à sua família.
Como ator, participou das peças “O Julgamento do Paranormal”, “Hella”, dos musicais “Godspell”, “Tudo por um Pop Star”, dirigindo sua segunda temporada, e “O Homem no Espelho”, baseado na obra de Michael Jackson. Ainda no teatro musical, foi protagonista de “Peter Pan – Eu acredito em Fadas”, da Princess Produções, participou de “Anos 80 – Um Musical de Filho para Pai”, “O Tesouro Encantado”, “O Reino da Gataria” e “60! Década de Arromba – Doc. Musical”, estrelado pela cantora Wanderléa.
Circuito Arte nas Ruas
O projeto Circuito Arte nas Ruas, que viabiliza o concerto da Orquestra no Festival, tem patrocínio da Bosch, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Criado pela Direção Cultura, promove atividades artísticas e culturais em eventos abertos à comunidade, com objetivo de difundir cultura de qualidade, com apresentações de teatro, circo, dança e música instrumental.
Sobre a Bosch
O Grupo Bosch é um líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Com mais de 65 anos de história com o Brasil, emprega atualmente no país cerca de 8.800 colaboradores e registrou, em 2021, um faturamento líquido de R$ 6,9 bilhões com a oferta de produtos e serviços para os setores Soluções para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial.
SERVIÇO
Concerto Volta às Aulas!
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
E outras atrações
Sábado, 11 de fevereiro, 14h
Entrada Franca
Estação Cultura
(Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro – Campinas)