Artes visuais: grafite e arte urbana coletiva

grafite | 24/03/2022

Entendido como manifestação de arte urbana e contemporânea, o grafite é inspiração para dois projetos que propõem explorar o uso de espaços públicos de forma coletiva:

A partir da exclusiva técnica de “Cartoongrafia Coletiva”, o MuroArte  quer promover uma experiência artística e imagética, que possibilita a participação de centenas de pessoas, para intervenções em muros. Usando as palmas das mãos, os envolvidos vão produzir painéis permanentes de grandes dimensões, obras de arte públicas, contribuindo com a preservação do patrimônio público, junto com debate e dicas de arte. O projeto pode ser apoiado por empresas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Na Zona Sul de São Paulo, o Espaço Cultural JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube) oferece atividades gratuitas de artes visuais, moda e meio ambiente em parceria com instituições públicas locais. O projeto Parede Pinturas  tem objetivo de promover processos artísticos em bairros de periferia, por meio da pintura de muros e casas, utilizando a técnica do estêncil e desenhos feitos pelos próprios moradores. Aprovado pelo PROMAC, o Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais de São Paulo, o Paredes Pinturas pode receber apoio de pessoa jurídica ou física domiciliada na cidade, que contribua com o ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) ou IPTU  (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). É possível deduzir até 20% do valor devido a cada incidência dos tributos. 

Fale com nossa equipe para saber mais detalhes!

Notícias relacionadas