A Música Clássica nos projetos culturais

| 09/03/2022

Em homenagem ao nascimento de Heitor Villa-Lobos, comemorou-se no dia 05 de março o Dia Nacional da Música Clássica.

O maestro, que em 1945 fundou a Academia Brasileira de Música (ABM), faleceu em 1959 e deixou um legado de quase duas mil obras, incluindo choros, concertos e, claro, as famosas Bachianas Brasileiras.

As Bachianas Brasileiras nº05 estavam no repertório do segundo dia do Festival de Música Histórica que a Direção Cultura produziu em 2021, com transmissão pela internet. A playlist completa do evento está disponível no nosso canal do Youtube:

Para este ano, a Direção Cultura planeja realizar seu novo Festival de Música Histórica, incluindo, além das apresentações gratuitas, um encontro de musicologia focado na música colonial brasileira. O projeto foi aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura está aberto para captação.

O uso das leis de incentivo por parte das empresas permite que elas apoiem e patrocinem diferentes projetos ligados à música clássica, sem custos. É uma forma de ampliar as oportunidades de acesso à cultura do público, e também oferecer novos caminhos de desenvolvimento, inclusive social e pessoal, para crianças e adolescentes, através de projetos de formação.

Veja abaixo alguns exemplos:

Querubins de Betel: projeto voltado a crianças e adolescentes de Paulínia/SP, focado no ensino dos instrumentos da família de cordas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. (Saiba mais)

Gente é pra Brilhar: projeto de ensino gratuito de música da Banda Musical Lyra Mojimiriana, de Mogi Mirim/SP. (Saiba mais)

Casa das Artes de Itapira: O centro de artes oferece aulas de musicalização e de diversos instrumentos, como como percussão, cordas, piano, sopro e coral para jovens, crianças e adultos. (Saiba mais)

Orquestra Filarmônica de Rio Claro: A temporada de concertos da orquestra inclui apresentações didáticas com um conjunto de câmara e também o ensino gratuito de instrumentos de cordas. (Saiba mais)

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba: A orquestra planeja uma série de concertos didáticos e aulas de musicalização, abertos e gratuitos à comunidade da cidade. (Saiba mais)

São muitas oportunidades para empresas que desejam incluir a cultura no seu rol de investimentos sociais.

Entre em contato com nossa equipe para conversarmos melhor.

Notícias relacionadas