Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
A capoeira é uma importante manifestação nascida da cultura popular e é reconhecida como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério do Turismo.
Em 1985, foi aprovada uma lei no Estado de São Paulo instituindo o dia 03 de agosto como o Dia do Capoeirista e a comemoração se espalhou por várias localidades do país, mesmo sem ter sido oficializada nacionalmente.
A capoeira é a atividade central do projeto Oficinas Culturais que acontece em Hortolândia. As atividades gratuitas atendem crianças e adolescentes matriculados em duas escolas da rede pública de ensino da cidade: Escola Estadual Maria Cristina de Souza Lobo e EMEF Dayla Cristina Souza Amorim. Atualmente, cerca de 50 alunos frequentam as aulas com o Mestre Zenaldo, e, além de entrar em contato com essa manifestação tão simbólica da cultura afro-brasileira, colhem os benefícios da atividade física, com exercícios de alongamento, flexibilidade e equilíbrio, sem contar os outros ganhos, como disciplina e musicalidade.
Para todos
Vale destacar que as oficinas promovidas na EMEF Dayla Cristina S. Amorim não são exclusivas para os alunos da escola, estendendo-se também a outros interessados, de 06 a 14 anos.
Quem tiver interesse em saber os detalhes e participar das aulas de forma gratuita, pode entrar em contato pelo (19) 99167-9634 (WhastApp).
Desenvolvido pela Direção Cultura, o projeto Oficinas Culturais já atendeu a mais de 15 mil pessoas, com aulas e oficinas em diversas modalidades. Em Hortolândia, o projeto tem patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri, por meio da Lei Rouanet.
As novidades do projeto podem ser conferidas pela página do projeto no Facebook.
E se você quer saber como sua empresa pode apoiar Oficinas Culturais, levando diferentes atividades para a comunidade ao seu redor, entre em contato com nossa equipe.