21 de Setembro: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

| 21/09/2022

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi oficializado em 2005, pela Lei nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. A escolhida da data foi pela proximidade da primavera: o aparecimento das flores representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Projetos socioculturais têm dado contribuições importantes rumo à inclusão e conscientização sobre a igualdade de direitos e oportunidades das pessoas com deficiência. As empresas podem fortalecer estas iniciativas sem custos, fazendo uso das leis de incentivo.

  • O Instituto Remo meu Rumo, por exemplo, tem um projeto chamado Remar é muito mais que um esporte. Seu foco é facilitar a inclusão de crianças e jovens com deficiência física por meio do esporte, a fim de promover seu desenvolvimento físico, psíquico e social.
  • A proposta da Companhia Dança Sem Fronteiras, como o nome diz, é promover o contato com a linguagem artística da dança por entre ruas, praças, teatros e espaços culturais. Projeto aprovado na Lei Rouanet prevê a circulação dos espetáculos “Traços e Traçados Urbanos”, feito para espaços abertos e que investiga as relações entre o espaço corporal, e “Olhares dos Sapatos”, que se dedica ao gestual do cotidiano, misturado a elementos de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Inclusão e acessibilidade são pilares fundamentais para empresas que adotam os indicadores ESG (Environmental, Social and Governance), mas são questões que dizem respeito a toda sociedade. Projetos como os acima estão fortemente ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, por sua contribuição para promoção de saúde e bem-estar (ODS3) e de comunidades mais inclusivas (ODS11), e o apoio de empresas para o fortalecimento dessas ações faz muita diferença.

Notícias relacionadas