19ª Primavera dos Museus destaca desafios ambientais e desigualdades sociais

Museus | 25/09/2025
Design e cotidiano na coleção Azevedo Moura

Em diversas instituições de todo o país, a 19.ª Primavera dos Museus convida o público a refletir sobre o tema “Museus e Mudanças Climáticas” até 28 de setembro. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a edição deste ano ressalta como os museus podem sensibilizar para questões ambientais e dar visibilidade às desigualdades sociais resultantes do racismo ambiental.

A Direção Cultura tem no seu portfólio de projetos aprovados várias iniciativas ligadas a museus, e fomos conferir o que eles prepararam para esta Primavera dos Museus: 

  • Em São Paulo, o Museu Paulista sedia até 28 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 17h, a exposição Design e cotidiano na Coleção Azevedo Moura. Curada por Adélia Borges, a mostra apresenta um amplo conjunto de objetos coletados no Rio Grande do Sul, convidando o público a refletir sobre as formas tradicionalmente excludentes de pensar o passado brasileiro. A entrada é gratuita.
  • Também na cidade, até 2 de novembro, o Museu da Língua Portuguesa apresenta a exposição Atlânticos, aberta de terça a domingo, das 9h às 18h, no Pátio B. Trata-se do primeiro projeto de artes visuais a ocupar esse espaço, que se conecta diretamente com a rua e a passarela da Estação da Luz, oferecendo acesso livre, sem necessidade de retirada ou reserva de ingresso. A mostra reúne obras de seis artistas de Angola, Brasil e Portugal — países banhados pelo Atlântico e ligados pela língua portuguesa e questões coloniais em comum.
  • O MIS São Paulo recebe até 12 de outubro a exposição gratuita Cidade que des(en)volvemos, do fotógrafo Manoel Almeida. A mostra está aberta ao público nos seguintes horários: terças a sextas, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 20h; e domingos e feriados, das 10h às 18h.
  • Saindo da capital paulista, o Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão, preparou a oficina Natureza Comestível: Conhecendo as PANCs, que convida o público a explorar o universo das Plantas Alimentícias Não Convencionais, pouco presentes nos grandes mercados, mas ricas em valor nutricional e cultural, resgatando saberes ancestrais e ampliando a biodiversidade alimentar.

Para conferir a programação completa da 19.ª Primavera dos Museus, basta visitar a página do evento.

Notícias relacionadas

Artes | 08/08/2025

Dia Internacional dos Povos Indígenas: projetos que fortalecem identidades

Leis de Incentivo | 16/05/2025

Dica cultural: atividades para curtir a Semana Nacional de Museus em São Paulo

Leis de Incentivo | 16/04/2025

Dica cultural: Museu da Língua Portuguesa estreia exposição “Fala Falar Falares”

 
 
Direção Cultura
Privacidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.