19 de julho: Dia Nacional do Futebol

cultura | 18/07/2024

Desde 1976, a data de 19 de julho foi escolhida como Dia Nacional do Futebol pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), na época ainda CBD (Confederação Brasileira de Desporto), em reconhecimento ao Sport Club Rio Grande, o mais antigo clube de futebol do Brasil, localizado na cidade de Rio Grande, no litoral sul do Rio Grande do Sul.

Historicamente, não há como negar que o futebol é parte intrínseca da cultura nacional. A modalidade também desempenha um papel importante em diversos projetos do nosso portfólio. Abaixo, apresentamos alguns exemplos, que mostram como esporte e responsabilidade social podem caminhar juntos. O apoio a projetos socioculturais ou esportivos por meio de leis de incentivo, como a Lei do Esporte, não têm custos para o patrocinador.

  • No interior paulista, na cidade de Piracicaba/SP, o Projeto Sementes do Amanhã proporciona o acesso ao esporte, para meninos de comunidades carentes.
  • O Projeto Guerreiras concentra-se no futebol feminino, oferecendo ensino gratuito do esporte para 200 crianças e adolescentes entre 8 e 15 anos. Mais que a prática esportiva, ‘Guerreiras’ busca promover transformações nas vidas das jovens, proporcionando saúde, qualidade de vida, e habilidades interpessoais para meninas e adolescentes nas localidades onde o projeto for executado. 
  • O projeto Futebol e Cidadania é focado no Jardim Lapenna, distrito de São Miguel Paulista, beneficiando crianças e adolescentes entre 07 e 14 anos em vulnerabilidade social, usando o futebol como meio para promover o desenvolvimento integral dos participantes.

Notícias relacionadas

arte | 19/11/2024

Direção Cultura: 25 anos acreditando no poder da arte e da cultura

projeto | 06/11/2024

Do Acre para o YouTube: novo vídeo das Oficinas Culturais

cultura | 29/10/2024

Bibliotecas vivas: promoção de leitura e muito mais