Dia 28 de outubro é o Dia Internacional da Animação, uma iniciativa global para democratizar o acesso ao cinema de animação.
Neste mês, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, em parceria com a Direção Cultura, celebra o fechamento de uma longa temporada de realização de oficinas com estudantes de escolas públicas de Hortolândia, com o projeto cultural Curtas de Animação.
A iniciativa não só ampliou o acesso ao cinema de animação para os estudantes, como apresentou a eles todo o processo de produção de um desenho animado. A última atividade desta temporada ocorreu na EMEF Dayla Cristina Souza, no Jardim Santiago, e o resultado é um curta-metragem sobre racismo, chamado “Além da Cor”, feito pelos próprios estudantes.
A narrativa acompanha a chegada de um novo aluno e as reações de seus colegas, marcadas por preconceito e exclusão, mas que, com o tempo, se transformam em acolhimento e amizade. O curta reflete o olhar das próprias crianças sobre o convívio e a diversidade, reafirmando o poder da arte como instrumento de empatia e transformação.
A partir de agora, o filme e o making of da produção estão disponíveis no canal do Núcleo no YouTube.
Confira!
Curta-metragem Além da Cor: https://youtu.be/sR5PUPKzF1A?si=63S3mRS1E8LWHafw
Making Of: https://youtu.be/LANMk0Iyrlw?si=jC1f2Wbg3NILNAN1
O projeto Curtas de Animação é realizado em parceria com a Direção Cultura e, em Hortolândia, contou com o patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em atividade há várias edições, o projeto já atendeu centenas de crianças e adolescentes em escolas públicas e organizações do terceiro setor, e pode ser realizado em diferentes localidades.
Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil:
A ArcelorMittal Gonvarri Brasil é um centro de serviços de aço, especializado nos processos de decapagem, corte transversal, longitudinal e ferramentado em aços planos de laminação a quente, a frio e revestidos e corte a laser.
Foi constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal e a Gonvarri Industries, e é composta de três centros de serviços que produzem chapas, slitters, blanks e outras peças para aplicações em indústrias dos segmentos automotivo, máquinas e equipamentos, construção, agrícola, eletrodomésticos e embalagem, entre outros. Hortolândia abriga um destes três centros de serviço no Brasil. Os demais ficam em Araucária–PR e Glorinha–RS.
Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas:
Com direção dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo completou em 2025 a impressionante marca de 50 anos de atividade. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção do país e do mundo neste segmento. O site do Núcleo é o www.ncacampinas.org.br.
Dica extra! Todos os filmes produzidos nas oficinas Curtas de Animação em Hortolândia estão reunidos nesta playlist.