Em novembro, todas as atenções se voltam para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro.
O debate urgente sobre as questões climáticas envolve e esbarra em inúmeras outras temáticas. Vale a pena acompanhar, por exemplo, as discussões em torno do tema da filantropia corporativa.
O GIFE, uma associação de investidores sociais privados, como institutos, fundos familiares, empresas, entre outros, anunciou a apresentação de dados inéditos evidenciando a relevância da filantropia no enfrentamento das mudanças climáticas.
A participação do GIFE ocorrerá em um painel no dia 15 de novembro, no Pavilhão Azul, espaço dedicado a debates sobre a implementação da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil no âmbito do Acordo de Paris e da cooperação internacional.
Intitulado “O papel e o lugar da filantropia no financiamento climático no Brasil – Lançamento dos dados climáticos do Censo GIFE”, o painel abordará as contribuições da filantropia à agenda climática, com foco no financiamento de ações de mitigação, adaptação e no fortalecimento de parcerias multissetoriais.
Os eventos nos Pavilhões Brasil terão duração máxima de 60 minutos e ocorrerão diariamente, entre 10h e 19h, reunindo representantes do governo, sociedade civil, academia e setor privado para debater os principais desafios da crise climática.
A seleção das propostas para os Pavilhões Brasil, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), recebeu cerca de 1.270 submissões, analisadas por um Comitê Técnico formado por representantes do MMA, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e de diferentes secretarias da Presidência da República, incluindo a Casa Civil e a Secretaria-Geral.
Do total, 140 painéis foram contemplados para compor a programação oficial da COP30. O número expressivo reflete o crescimento do engajamento brasileiro na agenda climática: houve aumento de 81% em relação às 700 propostas submetidas para a COP28, em Dubai, e um salto de 154% em comparação com as 500 propostas apresentadas para a COP29, em Baku.
Para acompanhar a atuação do GIFE na COP30, acesse o site gife.org.br ou acompanhe as redes sociais, incluindo Facebook e o canal oficial no YouTube.
Com mais de 25 anos de atuação, a Direção Cultura caminha lado a lado com seus clientes, orientando empresas que fazem ou pretendem fazer uso de leis de incentivo, apoiando-as no fortalecimento de suas políticas de patrocínio e responsabilidade social.
O último trimestre do ano fiscal é decisivo no planejamento das estratégias que serão executadas em 2026. Entre em contato com nossa equipe, e vamos conversar mais!