A partir do dia 27 de julho, os visitantes e turistas do charmoso distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, ganham mais uma opção de passeio e lazer. O Centro de Cultura Caipira e Arte Popular passa a abrigar uma feira de artesanato e gastronomia de forma permanente, aos sábados e domingos, das 10h às 17h.
Para marcar a inauguração do evento, no domingo, dia 27 de julho, o coral do projeto Oficinas de Música Caipira faz uma apresentação gratuita no local. O Centro de Cultura Caipira e Arte Popular funciona num casarão construído em 1898, recuperado 1988 e tombado pelo CONDEPACC desde 2005.
Com regência de Jairo Silveira, o coral adulto das Oficinas de Música Caipira é aberto à comunidade, com repertório voltado para a música caipira de raiz. A iniciativa surgiu em 2017 e envolve também a oferta gratuita de aulas de viola caipira, violão e musicalização para crianças e adolescentes. Estas aulas acontecem na Escola Estadual Francisco Barreto Leme, em Joaquim Egídio, e são voltadas exclusivamente para alunos da escola.
O projeto Oficinas de Música Caipira é uma criação da Kalithéa, empresa do mesmo grupo da Direção Cultura, que há 25 anos atua com projetos culturais, sociais e esportivos, especializada principalmente no uso das leis de incentivo. O patrocínio é da Aviagen, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2025, são mais de 100 beneficiados diretamente pelo projeto, entre os membros do coral e os estudantes. Para saber mais, basta acessar as redes do projeto no Facebook e no Instagram.
Serviço
Resgate de Memórias no Casarão de Cultura Caipira
Apresentação do Coral Oficinas de Música Caipira
Data: 20 de julho (domingo)
Horário: 10h
Local: Centro de Cultura Caipira e Arte Popular de Joaquim Egídio
Endereço: R.José Inácio, 14 – Joaquim Egídio, Campinas.
Mais informações: https://www.instagram.com/resgatememoriasjegidio