Desde o final de abril, até 02 de junho, o projeto Teatro nas Escolas está na cidade de Araras, levando o espetáculo “Rio que Passa Lá” a todos os alunos do Ensino Fundamental I da rede pública municipal, com sessões exclusivas para os estudantes no Teatro Estadual de Araras, durante o período letivo.
Além das apresentações voltadas à rede pública, o projeto também realiza duas sessões abertas ao público em geral. A primeira acontece no dia 17 de maio (sábado), às 11h, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, localizado na Avenida Ângelo Franzini, s/n, Parque Cidade Jardim, com o espetáculo “Cada Um é Um”, da Companhia No Mundo da Lua – iTeatro.
A apresentação acontece durante a Feira ‘Garimpo Urbano’, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura com várias apresentações teatrais e musicais, praça de alimentação, entre outras atrações.
“Cada Um é Um” traz três palhaços mambembes que chegam de longe com seus instrumentos para fazer uma grande festa. Como uma caixa de surpresas, concretizada no cenário com cortinas de teatro, janelas, objetos antigos, entradas e saídas, a peça traz brincadeiras, músicas, bonecos e desafios, numa encenação que tem como pano de fundo convidar as crianças para pensarem sobre o tema da diferença. A peça foi delineada a partir de quadros independentes, unificados pela relação dos atores com uma brincadeira-desafio sobre a diferença e peculiaridade de cada um, comunicando, nas entrelinhas, sobre respeito e aceitação do outro.
O espetáculo é encenado pela Companhia No Mundo da Lua – iTeatro, fundada em 1990 pelos atores Valdo Matos e Renata Mucci com o objetivo de pesquisa, produção e apresentação de espetáculos teatrais. A companhia tem como missão o desenvolvimento de projetos voltados à valorização do potencial artístico e humano, além da experimentação de técnicas e linguagens que se inter-relacionam com a arte do clown/palhaço e o teatro de animação/bonecos e máscaras como suporte e instrumentos de diálogo em seus processos criativos.
Teatro Estadual
No dia 1º de junho (domingo), às 16h, o Teatro Estadual de Araras – Maestro Francisco Paulo Russo, recebe o espetáculo “Rio que Passa Lá”, do grupo Último Tipo, com entrada franca para toda família, sem necessidade de retirada prévia de ingressos.
Com linguagem lúdica e temática ambiental, “Rio que Passa Lá” é uma fábula que conta, por meio do teatro e da fantasia, a história do rio Tietê — desde seu nascimento até a relação atual do homem com suas águas. A peça é permeada por músicas, danças típicas, festas populares e elementos do folclore das cidades banhadas pelo rio, despertando a reflexão das crianças sobre a importância da água e do cuidado com o meio ambiente.
Em “Rio que passa lá” o rio Tietê é o personagem central da história, num espetáculo que une educação ambiental e valorização da cultura popular de modo bastante divertido, encantador e inesquecível.
A peça é produzida pelo grupo Último Tipo, criado em Goiânia em 1988 e radicado em Campinas desde 1996. Com uma trajetória de mais de três décadas, o grupo se destaca pela mistura de música e teatro, com humor, irreverência e forte interação com o público.
Ao longo de sua história, o grupo desenvolveu um trabalho consistente com o público infantil, com vários espetáculos voltados às crianças, além de dezenas de apresentações em escolas, festivais e projetos culturais por todo o país, com sua arte criativa, trilhas sonoras originais, instrumentos inusitados e figurinos feitos com materiais recicláveis.
Teatro nas Escolas é um projeto cultural que leva a arte ao ambiente escolar por meio de espetáculos teatrais que abordam, de forma lúdica e envolvente, temas como preservação ambiental, cidadania, valores sociais e respeito à diversidade. Com uma abordagem acessível e dinâmica, as apresentações promovem reflexões importantes para os estudantes. Ele é uma realização da Direção Cultura e, desde 2005, já passou por mais de 30 cidades em três estados brasileiros, alcançando mais de 130 mil pessoas.
Em Araras, a iniciativa tem patrocínio da Usina São João, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Araras.
Sobre a Usina São João
Completando 90 anos de atuação, a Usina São João é referência na produção de açúcar, etanol e energia elétrica, unindo tradição, tecnologia e sustentabilidade. A empresa também investe em ações socioambientais, como os projetos Usina do Saber e Margem Verde, voltados à educação e preservação ambiental. Por meio do apoio à cultura, a empresa reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional e a construção de um futuro mais sustentável.