Dia Internacional da Dança: Corpo, Cultura e Emoção em Movimento

Leis de Incentivo | 29/04/2025

O Dia Internacional da Dança, em 29 de abril, foi criado pelo Conselho Internacional da Dança (CID) da UNESCO, em homenagem ao nascimento de Jean-Georges Noverre (1727–1810), mestre francês do balé que revolucionou a arte da dança.

Em nosso portfólio, que abraça diferentes expressões artísticas — todas com projetos aprovados por leis de incentivo —, a dança ocupa um lugar especial.

Um dos destaques é o espetáculo da Quadrilha Sertão Dourado. Com O Sertão que Vale Ouro, o grupo de Maracanaú (CE), enaltece toda a riqueza cultural do Nordeste. No palco, elementos das manifestações populares e folclóricas mostram que o sertão é terra de fé, força e alegria, e não apenas de dificuldades. O espetáculo já percorreu 20 festivais e conta com um elenco de 60 dançarinos cheios de talento e energia.

Em Icapuí, também no Ceará, a Companhia Cultural Canoa Veloz há mais de duas décadas movimenta a cena artística da região. Com cerca de 80 participantes — entre crianças, jovens e adultos —, a companhia une dança, música e cultura comunitária, promovendo a convivência e a valorização das raízes nordestinas. Um verdadeiro exemplo de arte que transforma.

Na mesma sintonia de valorização e difusão da arte, o 6.º Simpósio Internacional de Dança amplia horizontes. Reunindo profissionais, estudantes e pesquisadores do Brasil e do exterior, o simpósio promove encontros presenciais e online que incluem debates, espetáculos, competições, audições e cursos de formação. As atividades abordam temas como gestão cultural, iluminação cênica, musicalização, psicologia e história da dança. Sempre com o olhar voltado para a diversidade cultural brasileira, o evento celebra a troca de saberes e o fortalecimento da dança como linguagem universal.

E para completar este panorama, a São Paulo Companhia de Dança reafirma o protagonismo brasileiro no cenário internacional. Desde a sua criação, em 2008, a companhia impressiona pela versatilidade e inovação, conciliando criações exclusivas e remontagens de obras-primas da dança mundial. A sua atuação ultrapassa os palcos, com projetos educativos e ações de preservação da memória da dança, garantindo que a arte se renove e permaneça viva para as novas gerações.

Quer fazer parte das empresas que apoiam projetos culturais ligados à dança? A Direção Cultura  pode auxiliar sua organização nessa jornada.

Notícias relacionadas

curtas de animação | 23/04/2025

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas celebra 50 anos

Leis de Incentivo | 16/04/2025

Dica cultural: Museu da Língua Portuguesa estreia exposição “Fala Falar Falares”

Leis de Incentivo | 16/04/2025

Últimos dias para conferir a exposição “Vozes da Várzea” no Museu do Futebol

 
 
Direção Cultura
Privacidade

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.