Entre os dias 25 de abril e 02 de junho, o projeto Teatro nas Escolas passa por Araras, levando o espetáculo Rio que Passa Lá para todos os alunos do Ensino Fundamental 1 da rede pública do município. As sessões serão no Teatro Estadual, durante o período letivo, proporcionando às crianças um momento especial de contato com a arte e a cultura.
No dia 1º de junho, um domingo, haverá uma sessão aberta ao público em geral, às 16h, com entrada franca, também no Teatro Estadual de Araras – Maestro Francisco Paulo Russo, localizado na Av. Dona Renata, 4901, no centro da cidade. A entrada é gratuita e não é necessário reservar ingressos.
Com linguagem lúdica e temática ambiental, Rio que Passa Lá é uma fábula que conta, por meio do teatro e da fantasia, a história do rio Tietê — desde seu nascimento até a relação atual do homem com suas águas. A peça é permeada por músicas, danças típicas, festas populares e elementos do folclore das cidades banhadas pelo rio, despertando a reflexão das crianças sobre a importância da água e do cuidado com o meio ambiente.
A peça é produzida pelo grupo Último Tipo, criado em Goiânia em 1988 e radicado em Campinas desde 1996. Com uma trajetória de mais de três décadas, o grupo se destaca pela mistura de música e teatro, com humor, irreverência e forte interação com o público. Ao longo de sua história, o grupo desenvolveu um trabalho consistente com o público infantil, com vários espetáculos voltados às crianças, além de dezenas de apresentações em escolas, festivais e projetos culturais por todo o país, com sua arte criativa, trilhas sonoras originais, instrumentos inusitados e figurinos feitos com materiais recicláveis. Em “Rio que passa lá” o rio Tietê é o personagem central da história, num espetáculo que une educação ambiental e valorização da cultura popular de modo bastante divertido, encantador e inesquecível.
A temporada do espetáculo “Rio Que Passa Lá” em Araras faz parte do Teatro nas Escolas, um projeto cultural que leva a arte ao ambiente escolar por meio de espetáculos teatrais que abordam, de forma lúdica e envolvente, temas como preservação ambiental, cidadania, valores sociais e respeito à diversidade. Com uma abordagem acessível e dinâmica, as apresentações promovem reflexões importantes para os estudantes. Ele é uma realização da Direção Cultura e, desde 2005, já passou por mais de 30 cidades em três estados brasileiros, alcançando mais de 130 mil pessoas. Em Araras, a iniciativa tem patrocínio da Usina São João, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Araras.
Sobre a Direção Cultura
Com sede em Campinas, a Direção Cultura atua há 25 anos com consultoria e desenvolvimento de projetos culturais, sociais e esportivos, em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Sua missão é orientar empresas e proponentes no melhor uso das diferentes leis de incentivo, promovendo o desenvolvimento social através do acesso à arte e cultura. Desde 2010, conta com atendimento também na capital paulista, através da Kalihtéa Produções.
Sobre a Usina São João
Completando 90 anos de atuação, a Usina São João é referência na produção de açúcar, etanol e energia elétrica, unindo tradição, tecnologia e sustentabilidade. A empresa também investe em ações socioambientais, como os projetos Usina do Saber e Margem Verde, voltados à educação e preservação ambiental. Por meio do apoio à cultura, a empresa reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional e a construção de um futuro mais sustentável.