Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
Resgatando a vida e a obra do maestro Ágide Azzoni, regente, músico, compositor, professor de música e arranjador ítalo-brasileiro, o documentário “Ágide Azzoni: Um Imigrante na Cena Cultural de Campinas” será lançado em Campinas no dia 9 de dezembro (segunda-feira), às 19h30, no auditório da ADunicamp, na Av. Érico Veríssimo, 1479, na Cidade Universitária.
A noite de estreia é um evento gratuito, que vai contar com uma apresentação especial da Banda Sinfônica da Unicamp, que gravou quatro composições do Maestro para o documentário.
De forma intimista, a produção, idealizada pela produtora cultural e bisneta do maestro, Lúcia Bachiega, destaca não apenas a vida e a carreira musical do maestro, mas também suas contribuições como criador de bandas musicais que enriqueceram o cenário cultural de Campinas e região no início do século XX. Como regente, músico, compositor e arranjador, ele participou e fundou várias bandas instrumentais que marcaram essa época.
Ágide Azzoni nasceu em 18 de agosto de 1855, em Gonzaga, na província de Mântova, Itália. Chegou ao Brasil em 1891, acompanhando seus pais e irmão, e estabeleceu-se no distrito de Sousas, em Campinas. Atuou como barbeiro e se dedicou ao ensino de música, tornando-se professor de diversos instrumentos. No início do século XX, fundou várias bandas musicais, como a Banda Santa Cecília, em 1916, com seus alunos, e a Banda Carlos Gomes, em 1929.
O documentário é um curta-metragem, que reúne depoimentos de familiares, além de profissionais da música, como o maestro Vilmar Sartori, a musicista Cláudia Felipe da Silva, da banda Lira de Serra Negra, e Fernando Helh, regente e coordenador da Banda Sinfônica da Unicamp.
A direção é de Marcos Rogatto, que é jornalista e tem vários documentários no currículo, como ‘Flavio de Carvalho: O Revolucionário Romântico’ (1992) e “Sob o céu que nos inspira” (2024), sobre o primeiro Observatório Municipal do Brasil, que fica em Campinas.
A produção foi contemplada no Edital de Fomento n.º 02/2023 – audiovisual e realizada com patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo.
Serviço:
Lançamento do Documentário: Ágide Azzoni – Um Imigrante na Cena Cultural de Campinas
Grátis
Data: 09/12/2024 (2ªf)
Horário: 19h
Local: Auditório da Adunicamp
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária