Festivais culturais e as leis de incentivo

arte | 22/10/2024

Você sabia que muitos festivais culturais podem ser apoiados através das leis de incentivo? Música, cinema, arte, fotografia… São muitas opções, e separamos algumas dicas do nosso portfólio para você conhecer. Além do lazer e da fruição artística, muitos eventos acabam tendo importante papel, impulsionando o turismo e a economia local das comunidades onde se realizam.

O Festival de Fotografia de Paranapiacaba propõe um tema ambiental para a difusão de seu conteúdo, buscando expressar a relevância das artes visuais em diversos formatos. A programação inclui exposições fotográficas com dois temas curatoriais, oficinas, debates em ações educativas culturais, uma feira fotográfica e projeções em mostra de audiovisual. Todos esses produtos formam um circuito cultural e interativo distribuído em diversos pontos da Vila de Paranapiacaba, em Santo André–SP, proporcionando um evento de circulação 360°.

Voltado para Música e Artes Cênicas, o Festival Vermelhos, em Ilhabela–SP, conta com apresentações de música clássica, música popular, dança e teatro, além de programas de residência artística, oficinas, palestras e rodas de conversa.

Um dos mais tradicionais eventos culturais do calendário da cidade de Campinas, o Festival do Japão reúne oficinas e apresentações artísticas diversas, incluindo música instrumental e erudita, teatro, mágica e dança. Além disso, o projeto prevê visitas monitoradas à sede da instituição como contrapartidas sociais.

O Festival de Luzes, também previsto para Campinas, é focado em projeções de videomapping inéditas e exposições com temática natalina, realizadas ao ar livre e totalmente gratuitas. O projeto também conta com apresentações de corais e uma montagem cenográfica natalina.

De forma itinerante, o Degustart realiza um conjunto de atividades artísticas e culturais, incluindo apresentações de música instrumental, clássica e espetáculos de artes cênicas, todas abertas e gratuitas à comunidade.

O Festival de Música Histórica é dedicado a apresentações gratuitas de música clássica, incluindo um encontro de musicologia com foco na música colonial brasileira.

O uso das leis de incentivo é uma ferramenta poderosa de aproximação com público, sem custos para empresas, tornando-se uma forma vantajosa de ampliar suas ações de responsabilidade social, apoiar as diferentes manifestações artísticas, fortalecer vínculo e engajamento com diferentes comunidades e ainda contribuir para o enriquecimento do repertório cultural do público em geral.

Entre em contato com nossa equipe para obter mais informações!

Notícias relacionadas

arte | 11/09/2024

Museu das Culturas Indígenas lança novo vídeo institucional

projeto | 23/07/2024

Despertar das Artes está com inscrições abertas para oficinas

projeto | 16/07/2024

Doutores da Alegria em campanha para reforma da nova sede em São Paulo