Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
O dia 27 de setembro é duplamente especial para a música, pois celebra tanto o Dia do Cantor quanto o Dia da Música Popular Brasileira.
A riqueza cultural e a diversidade da música no Brasil são bem representadas no portfólio da Direção Cultura.
Um dos bons exemplos vem da cidade de Lavras–MG, que ganhou fama com a trajetória das Meninas Cantoras de Lavras, coro com regência do maestro José Maciel que, em 15 anos de existência, já recebeu mais de 400 garotas para vivenciar a arte musical.
A tradição caipira, como o próprio nome diz, é o foco do projeto Oficinas de Música Caipira, em Campinas, que valoriza a cultura do interior, com oficinas de viola caipira, violão, e canto coral, modalidade que atende crianças e também adultos.
Rita Lee, celebrada como a “Rainha do Rock Brasileiro” e um verdadeiro ícone da música nacional, deixou um legado incomparável, sendo uma das poucas artistas brasileiras a vender mais de 50 milhões de discos. Após sua partida em 2023, seu espírito rebelde e criativo é revivido no musical “Rita Lee – Uma Autobiografia”. Com pesquisa e roteiro de Guilherme Samora, o espetáculo é baseado no livro homônimo, onde Rita compartilha, com franqueza e irreverência, os altos e baixos de sua trajetória pessoal e artística. Débora Dubois e Márcio Macena unem-se novamente para dirigir Mel Lisboa no papel da cantora, repetindo a bem-sucedida parceria de “Rita Lee Mora ao Lado”, que não apenas conquistou o público como também recebeu elogios da própria Rita.
Outra voz inconfundível da música brasileira é de Dominguinhos (1941-2013), que também deixou um importante legado como instrumentista e compositor. A trajetória do artista é contada no espetáculo teatral musical “Dominguinhos – Isso aqui tá bom demais”. Partindo de suas canções, a obra costura cada momento importante de sua vida, contada e cantada pelo próprio personagem, que se observa e narra da infância aos últimos momentos.
Os exemplos acima são parte do portfólio de projetos aprovados da Direção Cultura na área musical, que estão aptos a receberem apoio de empresas através das diferentes leis de incentivo, sem custos adicionais. Entre em contato com nossa equipe para saber mais.