Oficinas Culturais em Hortolândia oferecem aulas gratuitas de capoeira

Direção Cultura | 22/05/2024

Este ano, o projeto Oficinas Culturais, que oferece aulas gratuitas de capoeira para alunos de duas escolas públicas de Hortolândia (SP), trouxe novidades. Neste novo ciclo, além das oficinas desenvolvidas na EMEF Dayla Cristina de Souza Amorim no Jardim Santiago, o projeto também está acontecendo na EMEF Samuel da Silva Mendonça, no Jardim Nova Europa, e todas as aulas são abertas para crianças e jovens entre 06 e 14 anos.

As aulas de capoeira na EMEF Samuel da Silva Mendonça acontecem aos sábados, das 14h às 15h30 e na EMEF Dayla, as aulas são às terças e quintas, das 19h às 20h30. Quem tiver interesse em saber mais detalhes e participar das aulas gratuitas pode entrar em contato pelo número (19) 99167-9634 (WhatsApp). Ao todo, o projeto atende cerca de 50 crianças e jovens na modalidade, que praticam a capoeira sob coordenação do Mestre Zenaldo. 

Reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, a capoeira envolve as crianças e os jovens em exercícios de alongamento, flexibilidade e equilíbrio, além de colocá-los em contato com essa manifestação tão simbólica da cultura afro-brasileira. Disciplina, comprometimento, ritmo e musicalidade também são exercitados na prática da capoeira, entre muitos outros ganhos.

As Oficinas Culturais em Hortolândia acontecem graças ao patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto é uma idealização da Kalithéa, empresa do mesmo grupo da Direção Cultura, e oferece oficinas e apresentações gratuitas de teatro, dança, capoeira, circo e música, em diversas cidades. 

Sobre a ArcelorMittal Gonvarri Brasil

Foi constituída no ano de 2008, após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal, líder mundial na produção de aço, e a Gonvarri Steel Services, empresa líder global na transformação de aço e alumínio no mundo. A ArcelorMittal Gonvarri Brasil é um centro de serviços de aço, especializado nos processos de decapagem, corte transversal, longitudinal e ferramentado em aços planos de laminação a quente, a frio e revestidos e corte a laser, para atendimento a indústrias dos segmentos automotivo, máquinas e equipamentos, construção, agrícola, eletrodomésticos e embalagem, entre outros. Hortolândia abriga uma das três plantas da empresa no Brasil. As outras unidades ficam em Araucária/PR e Glorinha/RS.

Notícias relacionadas

Direção Cultura | 14/06/2024

“Oficinas Culturais” enriquecem a rotina de escola rural em Palmas/TO

Direção Cultura | 21/05/2024

Está no ar o blog do projeto “Interdependência”

teatro nas escolas | 10/05/2024

‘Circo’ é novidade no projeto “Oficinas Culturais” no Tocantins