Conheça detalhes do projeto Interdependência

Interdependência | 20/12/2023

Interdependência: site mostra a aventura da ciência, tecnologia e inovação da Região de Campinas

Projeto da Fundação Fórum Campinas Inovadora é iniciativa para ampliar entre o público em geral o reconhecimento da cidade como um dos maiores centros tecnológicos do mundo.

 

Desde o século XIX, a presença de importantes instituições de pesquisa já colocava a cidade de Campinas entre os mais renomados centros científicos, tecnológicos e de inovação do Brasil – e do mundo. Mesmo com imensas e reconhecidas contribuições nos diversos campos, o trabalho dessas instituições – e de seus profissionais – nem sempre é amplamente conhecido pelo grande público.

O projeto ‘Interdependência’ nasce justamente para servir como referência, contando a trajetória da Ciência na região de Campinas. A iniciativa é da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), que passa agora a se chamar Fórum de Inovação e Sustentabilidade Campinas. Trata-se de uma entidade que reúne a representação de todas as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) de maior relevância da região de Campinas, além das principais associações empresariais e órgãos governamentais que atuam ou influenciam diretamente o ecossistema de inovação da região.

Com patrocínio da Bosch, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto navega pelo campo da cultura e das artes, ao construir sua narrativa em torno da história das instituições ligadas à Fundação, começando pelo nascimento da Imperial Estação Agronômica de Campinas (atual Instituto Agronômico de Campinas-IAC) em 1887, até o recém-inaugurado acelerador de partículas Sirius – a mais complexa infraestrutura científica já construída no país.

“A inovação está no DNA da Bosch, portanto, apoiar projetos que incentivam e reforçam a importância deste tema para a sociedade é significativo, além de estar atrelado aos nossos valores e estratégia. Certamente, a região de Campinas, que um possui um dos mais avançados ecossistemas de inovação do país, terá ainda mais visibilidade por meio desta iniciativa que traz o recorte histórico com o olhar para o futuro”, afirma Carlos Abdalla, Head de Marketing, Comunicação corporativa e Relações institucionais da Bosch América Latina.

Além do contexto histórico, datas e personagens relevantes já consolidados na história da ciência, como Cesar Lattes, o  site destaca as conquistas femininas, reconhecendo  nomes como  Helena Bonciani Nader, Doutora em Ciências Biológicas e primeira mulher eleita para a Presidência da Academia Brasileira de Ciências em 2022, desde a criação da entidade em 1916, e Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, Doutora pelo Instituto de Pesquisas Espaciais – INPE, eleita no dia 1º de maio de 2023 como a primeira Presidente da história da EMBRAPA – (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

Ponto central do site, a linha do tempo permite conhecer com detalhes 30 entidades e instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) ligadas ao Fórum de Inovação e Sustentabilidade Campinas, mostrando que, entrelaçados, os avanços dos diversos campos de conhecimento são um passo importante em direção a um futuro mais inclusivo, equitativo e a favor do bem-estar de todos.

Centrado na divulgação do conhecimento, na valorização e difusão da ciência e tecnologia como partes da cultura do país, o projeto Interdependência foi elaborado por uma equipe multidisciplinar, com assessoria da Direção Cultura Produções e coordenação técnica e de produção de Maria Amélia Devitte Ferreira D´Azevedo Leite, doutora, mestre e professora em Arquitetura e Urbanismo. “O Pólo de Alta tecnologia de Campinas pode ser considerado como um dos mais desenvolvidos do planeta nos campos da Ciência e da Inovação. Os Centros de Pesquisa aqui reunidos têm contribuído imensamente para a melhoria da vida coletiva e do cotidiano das pessoas desde o século 19, com repercussão em todo o Brasil e internacionalmente, do alimento aos transportes, da saúde às comunicações, do meio ambiente à educação. Tudo isso pode ser visto nas páginas do site Interdependência, ilustrado de forma inédita pela Linha do Tempo”, comenta ela.

A pesquisa histórica e iconográfica para o projeto ficou a cargo da historiadora Isabela Cristina Salgado, doutora em História da Educação pela Universidade de Lisboa e fundadora da MEMORE, Consultoria em Projetos Históricos e Centros de Memória. Para ela, “a ciência é um processo histórico, então esse olhar do site Interdependência para a trajetória dessas entidades e instituições de pesquisa é fundamental. As descobertas e inovações demandam muita pesquisa, paciência e tentativas – e não encontrar respostas às vezes também faz parte do processo.  Por isso a humanidade continua buscando e investigando, ou seja, fazendo ciência, com o propósito de compreender a vida e o papel do homem nesse magnífico laboratório que é o mundo.” 

 

Ministério da Cultura e Bosch apresentam:

Interdependência – Ciência, Tecnologia e Inovação na região de Campinas

https://www.forumcampinas.org.br/interdependencia/.

Notícias relacionadas

Direção Cultura | 21/05/2024

Está no ar o blog do projeto “Interdependência”

Interdependência | 14/12/2023

Interdependência: site mostra a aventura da ciência, tecnologia e inovação da Região de Campinas

Interdependência | 08/07/2022

Interdependência: projeto cultural que valoriza a ciência