Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
Encerrando a temporada de 2023 em Santa Bárbara d’Oeste, o projeto “Clássicos em Cena” apresenta o Grupo Sabiá. Com patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento é gratuito e acontece no dia 17 de novembro (sexta-feira), às 20h, na Estação Cultural da Fundação Romi, no centro da cidade.
Formado em 2019 por músicos da região de Americana/SP, o Sabiá é um grupo de sopros composto por Lucas Lira (flauta), Ellen Freitas (oboé), Julio Oliveira (clarinete), Francisco Amstalden (fagote), Jaqueline Theoro (trompa) e Adilson Filho (percussão).
O eclético repertório do grupo abarca diversos gêneros musicais, desde as danças africanas e a modinha europeia do meio do século XIX até o samba e o baião do início do século XX. Essa diversidade ilustra o intercâmbio entre as culturas europeia e africana que contribuem para a riqueza da música brasileira. O nome do grupo, Sabiá, presta homenagem à ave Sabiá Laranjeira, conhecida por seu canto belo e melodioso, e considerada um símbolo emblemático do Brasil.
Ao longo de todo o ano, o projeto Clássicos em Cena brindou o público de Santa Bárbara e região com concertos mensais gratuitos de música clássica e instrumental, recebendo grupos convidados diferentes a cada edição, com estilos, instrumentos e sonoridades diversificados. Assim como em toda temporada, a edição de novembro terá apresentação e comentários do Mastro Parcival Módolo, que vai fornecendo breves curiosidades entre os números musicais, sobre os compositores, contexto e história da música, de forma bastante envolvente e descontraída.
Parcival Módolo é professor e regente com carreira internacional. Tem mestrado em música dos séculos XVII e XVIII na Alemanha e doutorado pela University of Southern California, em Los Angeles. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Atualmente é coordenador geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo, além de atuar regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.
O projeto “Clássicos em Cena” foi concebido por Módolo em 2000, juntamente com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, com o objetivo central de difundir música clássica e instrumental de forma gratuita e acessível ao público em geral.
Sobre a Romi S.A:
A temporada 2023 do projeto Clássicos em Cena em Santa Bárbara d’Oeste é um patrocínio da Romi S.A., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem apoio da Fundação Romi, sede das apresentações.
Fundada em 1930 como uma oficina de reparo de automóveis, a Romi S.A conta com 11 unidades fabris no Brasil e mais 02 na Alemanha, e fornece produtos e serviços no mercado nacional e internacional para os mais variados setores da indústria, como aeronáutica, defesa, fabricantes e fornecedoras da cadeia automobilística, bens de consumo em geral, máquinas e implementos agrícolas e máquinas e equipamentos industriais. A empresa é a mantenedora da Fundação Romi, fundada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, com a missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura.
Serviço:
Ministério da Cultura e Romi S.A apresentam:
Clássicos em Cena em Santa Bárbara d´Oeste com Grupo Sabiá
Data: 17 de novembro (6ªf)
Horário: 20h
Entrada Franca
Endereço: Estação Cultural da Fundação Romi – Av. Tiradentes, 2 – Centro – Santa Bárbara d’Oeste