Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
No Brasil, desde 1982, o movimento social Encontro Nacional celebra o Dia de Luta das Pessoas com Deficiência, uma data que ganhou reconhecimento oficial em 2005, por meio da Lei Nº 11.133. Uma curiosidade interessante é que a escolha desta data está relacionada ao início da primavera e à proximidade com o Dia da Árvore, simbolizando não apenas a renovação da natureza, mas também as lutas sociais e a renovação da cidadania.
De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2022, estima-se que no Brasil haja uma população de 18,6 milhões de pessoas com deficiência com 2 anos de idade ou mais, o que representa aproximadamente 8,9% da população nessa faixa etária.
Iniciativas de conscientização sobre igualdade e projetos que sejam de fato inclusivos são boas ferramentas de apoio à luta e potencialização da mudança de comportamento com relação às diferenças. Conheça um pouco sobre dois projetos aprovados que estão no portfólio da Direção Cultura e que se destacam como referências neste dia:
Inclusão e acessibilidade são pilares fundamentais para empresas que adotam os indicadores ESG (Environmental, Social and Governance), mas são questões que dizem respeito a toda sociedade. Projetos como os acima estão fortemente ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, por sua contribuição para promoção de saúde e bem-estar (ODS3) e de comunidades mais inclusivas (ODS11).
O apoio de empresas para o fortalecimento dessas ações faz muita diferença e o uso das leis de incentivo é um caminho para exercer patrocínio sem custos extras. Fale conosco para saber mais.