Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
O mês de abril traz consigo duas datas que buscam conscientizar e incentivar o controle de doenças: o Dia Mundial de Combate ao Câncer, em 08 de abril, e o Dia Mundial da Saúde, celebrado anualmente em 7 de abril.
O Dia Mundial da Saúde marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. Neste ano, celebrando seu 75º aniversário, a organização lança o tema “75 anos melhorando a saúde pública”, enfocando a jornada para alcançar Saúde para Todos.
O conceito de saúde vem sempre alinhado à ideia de bem-estar e qualidade de vida e é por isso que até mesmo o investimento em projetos culturais é uma forma de contribuir com ações de prevenção, conscientização e promoção de bem estar – físico e emocional.
A Direção Cultura tem em seu portfólio uma ampla variedade de projetos socioculturais com impacto positivo na promoção do bem-estar ou ligação direta com a temática da saúde. Abaixo apresentamos cinco exemplos:
A exposição “Alimentação, Arte e Saúde, tudo a ver“ apresenta uma série de ensaios artísticos fotográficos, depoimentos e jogos interativos, que abordam a relação intrínseca entre a alimentação e as questões sociais, ambientais e políticas que afetam a humanidade como um todo. Passando por questões como produção e o consumo de alimentos, sustentabilidade, segurança alimentar e justiça social, a exposição busca sensibilizar o público para a importância de adotar hábitos alimentares mais saudáveis e conscientes.
O Projeto Quixote utiliza a cultura como uma das ferramentas de trabalho com crianças jovens e famílias em complexas situações de risco, que se somam aos serviços de atendimento clínico, pedagógico e social integrados.
A peça “Todas as coisas maravilhosas” aborda assuntos delicados como depressão e perda de forma leve e engraçada. O monólogo, que marca os 35 anos de carreira do ator Kiko Mascarenhas, conta a história de um menino de seis anos que tenta incentivar sua mãe a seguir em frente com listas de coisas maravilhosas da vida.
A Associação Griots – Os Contadores de Histórias leva voluntários para dentro de hospitais para contação de histórias, usando a literatura como forma de humanização do ambiente hospitalar.
Em Campinas, o projeto “Famílias do Instituto em Ação Esporte”, do Instituto Ingo Hoffmann, é voltado a crianças que estão em tratamento de câncer no Centro Infantil Boldrini e seus familiares, com práticas esportivas e recreativas que possam proporcionar momentos de lazer e bem-estar.
Quer saber mais sobre estes projetos, ou conhecer outras possibilidades de apoiar projetos com impactos na área de saúde? Lembre-se que o uso das leis de incentivo é uma oportunidade para apoiar iniciativas como essas, sem custos, de forma transparente e direcionada.