Artesanato: projetos culturais que reconhecem sua importância histórica e como profissão

Mãos Empoderadas | 20/03/2023

O Dia do Artesão, em 19 de março, foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como reconhecimento da importância histórica do trabalho manual. 

A criação da data pela ONU é anterior ao reconhecimento do artesanato como profissão no Brasil, o que só ocorreu em 2015, quando um projeto de lei regulamentou o ofício exercido por quase 10 milhões de pessoas no país.

Apoiar mulheres que têm no artesanato sua renda, no seu desenvolvimento profissional, mas também pessoal, envolvendo rodas de arteterapia, programação cultural, entre outras ações, é a proposta do projeto Mãos Empoderadas. Reforçando o conceito de que a união e o olhar afetuoso entre mulheres são essenciais na conquista do autoconhecimento, da autoestima e do poder de decisão sobre si mesmas, o projeto envolve também oficinas de artesanato sustentável, empreendedorismo, criação de marca e marketing digital.

Com aprovação pelo Programa de Ação Cultural – ProAC, o projeto ‘Mãos Empoderadas’ está pronto para receber incentivo de empresas privadas, que podem utilizar as leis de incentivo para efetivar esse tipo de patrocínio sem custos.

Também aprovado no ProAc, a série Pepitas do Ribeira, em sua 2ª edição, planeja dar protagonismo a 15 empreendimentos criativos de excelência do Vale do Ribeira, incluindo do segmento de artesanato. A região reúne profundas raízes quilombolas, caiçaras, japonesas, sírias, portuguesas, espanholas e tantas outras culturas – que, em suas tramas, a fazem essencialmente brasileira.

 

 

 

Quer saber como apoiar estes ou outros projetos de nosso portfólio? Entre em contato para conversar com nossa equipe. 

Notícias relacionadas

museu do futebol | 08/03/2024

Projetos que enaltecem a força feminina