Curtas de Animação: primeira oficina do ano é em aldeia indígena no litoral paulista

| 24/01/2023

Em 22 de janeiro de 1917 foi exibido, pela primeira vez, o filme “O Kaiser, considerado o primeiro filme brasileiro de animação da história. Embora não seja uma data oficial, 22 de janeiro acabou marcado como  Dia Nacional da Animação.

O mês marca também a retomada do projeto cultural “Curtas de Animação, ligado ao Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, que difunde a arte de produzir cinema de animação em escolas públicas.

Entre 25 e 29 de janeiro, serão realizadas duas oficinas na Escola Municipal Indígena Nhembo ‘e’ á Porã, na Aldeia Rio Silveira, em Bertioga, litoral paulista. Realizado em parceria com a Direção Cultura, o projeto “Curtas de Animação” foi viabilizado pelo Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. 

Através de oficinas orientadas pelos profissionais do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, os alunos participantes desenvolvem um curta-metragem de autoria coletiva, usando a técnica do desenho animado em papel, e passando por todas as etapas da construção do filme, incluindo o desenvolvimento do roteiro, storyboard, animação, trilha sonora e toda a produção do filme. Os filmes são reunidos em DVD, junto com o making-of, e exibidos em sessões abertas nas escolas.

Com mais de 45 anos de atividade, o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas é um dos mais atuantes produtores do segmento no país. Para levar as oficinas a outras localidades, entre em contato com a Direção Cultura, e conheça detalhes do projeto.

Notícias relacionadas