A história do dia do leitor está ligada à fundação do jornal cearense “O Povo”, criado em 7 de janeiro de 1928, pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.
O fomento à leitura está presente em diferentes projetos do portfólio da Direção Cultura, afinal, ler abre portas para novos mundos, proporciona entretenimento, estimula a imaginação e traz inúmeros outros benefícios.
A arte da contação de histórias é o foco de atuação da Associação Griots – Os Contadores de História , instituição que atua na pediatria de hospitais e em lares de idosos na Região Metropolitana de Campinas desde 2003.
Eventos literários, como o Festival Tarrafa Literária, também têm função importante na difusão do hábito da leitura. Realizado em Santos, o festival é oportunidade para moradores e turistas visitantes conhecerem e interagirem com escritores nacionais e internacionais, e conta com o Tarrafinha Literária, voltado às crianças e adolescentes.
Projetos incentivados ligados à produção de livros também fazem parte da nossa rotina e da nossa história. Em etapa de produção, o projeto Expedição Tapajós contempla a criação de um livro da Expedição Barco da Saúde, realizada na Região Amazônica, documentada em fotografias pelo artista Giancarlo Giannelli, e está em período de captação pela Lei Rouanet. Obras importantes, como o livro “João Gilberto, a biografia”, trabalho póstumo de Zuza Homem de Mello, falecido em 2020, também contaram com patrocínios via leis de incentivo.
Sua empresa pode utilizá-las para fortalecer projetos ligados à literatura, sem custos. Nossa equipe tem todas as ferramentas para te ajudar nessa ação. Entre em contato!