Combate ao câncer: na ausência do Pronon, veja projetos que contribuem com a causa e podem ser apoiados por outras leis de incentivo

| 23/11/2022

Novembro é marcado por duas datas importantes no âmbito da saúde. O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, em 23 de novembro, foi instituído para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce nos casos de câncer em crianças e adolescentes, que tem estimativa aproximada de 8,5 mil novos casos por ano, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Já no dia 27, acontece o Dia Nacional de Combate ao Câncer, doença que assusta, mas que, com os avanços tecnológicos e novos tipos de tratamento, tem apresentado cada vez mais chance de cura. Segundo o HCOR, de forma geral, entre 60% e 68% dos tipos de câncer já têm cura. Alguns tipos chegam a 100%.

Financiamento

O apoio financeiro é sempre muito relevante para entidades que atendem pacientes e familiares com câncer. A Lei de Incentivo ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), que era uma boa oportunidade para captação de recursos por entidades sem fins lucrativos perdeu sua validade este ano, mas é possível usar outras leis de incentivo para apoiar projetos ligados à causa. Empresas que optam por estas ferramentas conseguem patrocinar projetos sem custos, e com bastante transparência:

Trazemos alguns bons exemplos do nosso portfólio:

  • Hospital do Amor: Antigo Hospital do Câncer de Barretos, conta com mais de 5 mil colaboradores dedicados ao tratamento, prevenção, reabilitação e pesquisa na área oncológica, oferecendo atendimento médico humanizado para pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde. Para manutenção de toda sua estrutura e serviços, doações sempre são necessárias, e o hospital está preparado para receber diferentes tipos de apoio, inclusive pelo Fundo do Idoso. 
  • O Instituto Ingo Hoffman, que desde 2005 atua para oferecer mais conforto e qualidade de vida às crianças em tratamento do câncer e seus familiares no Centro Infantil Boldrini, em Campinas, desenvolve o projeto Famílias do Instituto em Ação, aprovado na Lei de Incentivo ao Esporte.
  • Aprovado no Fundo da Criança do Estado de São Paulo, projeto dos Doutores da Alegria reforça o trabalho de palhaços profissionais, que atuam dentro de hospitais públicos, com intervenções pensadas para melhorar as relações humanas na experiência de internação.

 

Quer entender melhor esse assunto, ou conhecer outras possibilidades de apoiar projetos com impactos na área de saúde? Fale conosco!

Notícias relacionadas