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O Dia Nacional do Voluntariado é celebrado em 28 de agosto. Segundo a pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, realizada pelo DataFolha e IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, eram 57 milhões de voluntários brasileiros ativos em 2021.
Desse universo, 15% fazem voluntariado corporativo, uma porcentagem que, para o consultor e produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, tem amplo espaço para crescer.
“Programas de voluntariado corporativo são aqueles em que as empresas se estruturam para apoiar e incentivar a prática do voluntariado entre seus profissionais”, explica Antoine. Ele lembra que, além do benefício imediato da ação executada, há inúmeras outras vantagens na adoção de programas de voluntariado corporativo pelas empresas:
Para os profissionais:
Além da satisfação pessoal, exercer uma atividade voluntária pode contribuir no desenvolvimento de diversas habilidades interpessoais, como comunicação, liderança, trabalho em equipe e empatia.
Para as organizações:
Um dos primeiros reflexos é a melhora do ambiente de trabalho, pois empresas socialmente responsáveis tendem a contar com equipes mais engajadas e, portanto, mais satisfeitas. Quando uma empresa opta por implantar um programa de voluntariado corporativo, ela assume publicamente seu compromisso com a transformação social, uma postura cada vez mais cobrada pela sociedade civil.
“A adoção de um programa estruturado consegue de fato contribuir para mudanças duradouras, a longo prazo, evitando aquelas ações avulsas, pontuais e muito esporádicas, que podem até trazer um efeito visível imediato, mas pouco efetivo”, comenta Antoine.
Desde 1999, quando foi criada, a Direção Cultura trabalha no desenvolvimento de projetos culturais, sociais e esportivos, muitas vezes em parceria com entidades do terceiro setor. Conhecendo esse universo de perto, Antoine analisa:
“Sem dúvida, a boa vontade e a dedicação dos voluntários são fundamentais para a existência de inúmeras OSCs – Organizações da Sociedade Civil. No entanto, muitas delas enfrentam dificuldades para se manterem saudáveis no longo prazo, porque falta profissionalismo em algumas áreas de gestão, por exemplo. O voluntariado corporativo pode justamente ajudar a preencher essa lacuna, a partir da expertise de profissionais de contabilidade, RH e tantas áreas que podem se envolver nesses processos”.
Ajudar empresas a construírem ou aprimorarem suas políticas de responsabilidade social e voluntariado corporativo é uma das especialidades da Direção Cultura. Entre em contato para conhecer melhor os serviços da empresa.