Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
Dirigido pelo premiado Gabriel Villela, o espetáculo “Ubu REI” faz parte de um projeto cultural mais amplo do grupo campineiro “Os Geraldos”. Além da circulação da peça, o projeto envolve o uso de recursos de acessibilidade em libras e uma proposta de residência artística, com atividades formativas nas cidades por onde o grupo passar.
“Ubu REI” é uma peça musical, com canções executadas ao vivo pelo elenco de 14 atores. Com a Residência Artística, o grupo espera contribuir para o fortalecimento do mercado cultural local, democratizar o acesso a modos de produção referenciados pela economia criativa e estimular a formação de público.
A peça conta a história de Pai e Mãe Ubu, casal que planeja o assassinato do rei da Polônia, para tomar seu trono. Sátira universal da estupidez e da vulgaridade, o espetáculo é um enfrentamento grotesco e bufônico a um tempo de barbárie social e política, explodindo o assombro da tirania e da crueldade em música, riso e beleza. Escrita pelo dramaturgo e romancista francês Alfred Jarry em 1896, quando tinha 23 anos de idade, a peça foi recebida com vaias. O reconhecimento veio só mais tarde, quando o texto tragicômico serviu de inspiração para movimentos da dramaturgia moderna, como o surrealismo, o dadaísmo e o teatro do absurdo.
A adaptação dirigida por Gabriel Villela parte do texto traduzido por Bárbara e Gregório Duvivier. Gabriel Villela é um dos maiores diretores, figurinistas e cenógrafos brasileiros da atualidade. Já trabalhou com grandes artistas brasileiros, como Milton Nascimento e Xuxa Lopes.
A parceria entre ‘Os Geraldos’ e Gabriel Villela se repete no projeto “Cordel do Amor Sem Fim”, em texto de Claudia Barral. (Veja aqui)
O grupo “Os Geraldos” já apresentou seu repertório em mais de 70 cidades de nove estados brasileiros, além de festivais nacionais e internacionais em países como Marrocos, Argentina e Peru. Recebeu 43 prêmios e, em 2017, foi indicado ao Prêmio Governador do Estado, na categoria Territórios Culturais, reflexo do intenso trabalho formativo que desenvolve em paralelo à criação e circulação de seus espetáculos, contribuindo para o desenvolvimento de artistas e grupos teatrais, sobretudo no interior paulista.
Ubu REI é um projeto de artes cênicas aprovado no Proac-ICMS está apto a receber patrocínio de empresas que queiram investir em cultura sem custos, através das leis de incentivo.