6 de abril: Dia Mundial da Atividade Física

| 06/04/2022

Atividade física, além da prática esportiva, é medida de saúde, lazer, oportunidade de socializar, entre muitos outros benefícios para o corpo e para a mente. Projetos esportivos voltados a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade podem também funcionar como uma importante ferramenta de inclusão social, estimulando desenvolvimento pessoal e contribuindo para melhora da qualidade de vida dos beneficiários.

Projetos educacionais, de participação e até mesmo de esportes de alto rendimento, podem ser apoiados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, que permite que empresas destinem 1% do seu imposto de renda devido para a realização de projetos desportivos e paradesportivos aprovados pelo Ministério do Esporte. Pessoas Físicas que façam sua declaração pelo modelo completo também podem fazer destinação para projetos, no limite de 6% do valor do imposto devido.

Veja, através de exemplos do portfólio da Direção Cultura, como há inúmeras modalidades esportivas que podem receber apoio:

 

Futebol: O projeto “Sementes do Amanhã” fornece o acesso ao esporte, neste caso, o futebol, para meninos das regiões carentes de Piracicaba (SP).

 

 

 

Vôlei: Idealizado pelo campeão olímpico Giba, o Programa Gibinha visa promover a inclusão social, oportunizando crianças e adolescentes para o exercício da cidadania, aliado a qualidade de vida e lazer através da prática esportiva.

 

 

 

Triathlon: A escolinha de Triathlon que visa proporcionar a 40 crianças e adolescentes entre 08 e 16 anos, que estejam regularmente matriculados em escolas da rede pública de ensino, a inserção da prática da modalidade esportiva Triathlon, em Jundiaí/SP.

 

 

 

Basquete: O projeto Esporte Educacional proporciona a iniciação esportiva gratuita nas modalidades de basquete e vôlei em 05 escolas públicas de Piracicaba.

 

 

 

 

Futsal: O projeto Bola na Rede tem como objetivo a promoção da saúde, visando uma melhor qualidade de vida para pessoas com e sem deficiência, em situação de vulnerabilidade social, por meio do Futsal, em Pirituba

 

 

 

Judô: O projeto Judô e Inclusão tem como objetivo incluir pessoas com e sem deficiência Intelectual, em situação de vulnerabilidade social, por meio do esporte (oficinas de Judô), em São Paulo/SP.

 

 

Foto: Instituto Olga Kos/Divulgação

Notícias relacionadas