Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência conosco.
Ao ACEITAR, você concorda com este monitoramento.
Conheça nossa Política de Privacidade.
Nos dias 13, 20 e 27 de novembro, o grupo Último Tipo vai apresentar o espetáculo “Rio que passa lá” na programação do 27º Festival de Artes de Itu, no interior de São Paulo.
As apresentações fazem parte do projeto “Reciclando a Cena”, que leva espetáculos infantis do Grupo Último Tipo a auditórios, escolas públicas e diversos outros espaços, para público de todas as idades.
O espetáculo musical “Rio que passa lá” conta a história do Rio Tietê, que toma a forma de um viajante para falar com o homem de igual para igual. E junto com outros personagens, deixa claro, por fim, sua fundamental importância no ecossistema. A peça mistura música e teatro de forma inusitada e poética, além de contar com cenário e figurinos desenvolvidos a partir de materiais reciclados, prezando o reaproveitamento e a conscientização ambiental.
O Último Tipo é um grupo criado em Goiânia em 1988 e radicado em Campinas desde 1996. Seu extenso repertório , inclui 8 peças infantis, 3 espetáculos adultos e 2 para todas as idades, além de dois CDs e um DVDs. Já são mais de 30 prêmios conquistados, entre espetáculos, músicas, clipes e trilhas de filmes, sempre marcados pelo bom humor, a interatividade e a irreverência que simbolizam o grupo. Formado por Déo Piti, Jara Carvalho, Lóra Brito, Velú Carvalho e Lya Bueno. O Último Tipo tem no seu espírito o teatro mambembe e o clown, fazendo, inclusive, apresentações de rua e itinerantes à moda dos trovadores medievais. Os atores têm nos arranjos vocais sua base, mas também utilizam muita percussão, que inclui instrumentos inusitados, como espátula de pedreiro, suporte de toalhas, concha de cozinha, cabaças, chocalhos de bebê, além de alguns que o próprio grupo cria, como o “Pifanite” e a “Cabaça de Touca”. A seus arranjos, unem-se timbres eletrônicos, conferindo sonoridades contemporâneas ao seu trabalho. Violão, viola, guitarra, teclado, pandeiro, cajon também fazem parte dessa receita sonora.
O Festival de Artes de Itu está em sua 27ª edição. Tradicionalmente realizado no mês de julho, ele vai começar desta vez no dia 12/11, e segue ao longo do mês de novembro, com atrações sempre às sextas, sábados e domingos.
Projeto Reciclando a Cena:
Espetáculo “Rio que passa lá” no Festival de Artes de Itu
Data: 13/11
Horários: 10h e 14h (duas sessões)
Local: Praça dos Exageros
Data: 20/11
Horários: 10h e 14h
Local: Praça Periscópio “Virada Jovem”
Data: 27/11
Horários: 10h e 14h
Local: Praça dos Exageros
Todas as apresentações são abertas ao público e gratuitas.
Realização: Direção Cultura e Tipo Produções
Apoio: Prefeitura de Itu, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS
Programação completa do Festival de Artes de Itu: confira aqui.