Leis de incentivo também podem se juntar à causa do Meio Ambiente

| 07/06/2021

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, é uma data instituída pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, quando o tema central da Conferência de Estocolmo, na Suécia, foi o Ambiente Humano. Em 2021, o tema que pauta as discussões propostas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) se concentra na “restauração de ecossistemas” e na urgência de todos fazerem as pazes com a natureza.

Selecionamos duas iniciativas para mostrar que é possível conciliar responsabilidade social, arte, debate e reflexão sobre o meio ambiente por meio de diferentes projetos culturais, que podem se realizar por meio de leis de incentivo, sem custos para o patrocinador. Veja:

  • O espetáculo musical Rio que Passa Lá, realizado pelo grupo Último Tipo, tem como objetivo conscientizar a importância da água para a vida. O Rio Tietê toma a forma de um viajante para falar com o homem de igual para igual. E junto com outros personagens, deixa claro, por fim, sua fundamental importância no ecossistema. A circulação da peça é uma das possibilidades do projeto Teatro nas Escolas, que leva artes cênicas para crianças no ambiente escolar ou em espaços culturais de forma gratuita, contribuindo com a formação social dos estudantes e também do público em geral. Confira neste link o resultado de uma das exibições da peça em Campinas. 
  • Já o Curtas de Animação é um projeto cultural, idealizado pela Direção Cultura, que promove oficinas de animação em escolas públicas, com orientação do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.  Na última edição do projeto,  a oficina na EMEF Dr. João Alves dos Santos, no Jardim Regina, em Campinas, resultou no curta “Sem orçamento”, sobre lixo e poluição. Confira o making-of da produção.

Notícias relacionadas