Festival de Música Histórica: programação online de 26 a 28 de abril

| 27/04/2021

A Direção Cultura apresenta, entre os dias 26 e 28 de abril, em seus canais nas redes sociais, o Festival de Música Histórica. Ao todo, nove concertos serão transmitidos da centenária Igreja N.Sra. de Lourdes, na colônia suíça de Helvétia, no interior de São Paulo.

A curadoria do festival é do maestro Parcival Módolo, especialista em música dos séculos XVII e XVIII, com passagens por diversas orquestras dentro e fora do Brasil. Por estar voltado à música antiga, os grupos trazem instrumentos menos conhecidos, como cravo e piano forte, justamente com a proposta de aproximar a música do público em geral. O maestro vai participar das transmissões, comentando aspectos relevantes sobre as formações, repertório e o contexto histórico das obras apresentadas.

Mesmo sem a presença de público, a centenária capela representa o cenário ideal para este tipo de evento, que reúne um elenco de peso, com músicos que também são pesquisadores, professores e referências em suas áreas.

O Festival de Música História é um projeto da Direção Cultura Produções, viabilizado pelo ProAC Expresso LAB (Lei Aldir Blanc).

Conheça o Maestro Parcival Módolo:

Nascido em Americana/SP, após estudar, ensinar e reger nas principais cidades brasileiras, foi para a Alemanha, para seu mestrado na Westfälische Landeskirche Musikschule, em Herford, especializando-se em música dos séculos XVII e XVIII. Enquanto lá esteve, regeu várias orquestras como maestro convidado e tornou-se titular da Orquestra de Sundern, Westfalia. Entre seus professores estão alguns dos maiores nomes do cenário musical internacional, como Nikolaus Harnoncourt, Zubin Metha, M. Stefani e Sergiu Celibidache.  Em 1989, a convite da University of San Diego, na Califórnia, foi aos Estados Unidos para lecionar naquela universidade, e recebeu bolsa de estudos para doutorado na University of Southern California, em Los Angeles, além do convite para reger em San Diego. Desde 1998 é Coordenador de Arte Cultura do Instituto Presbiteriano Mackenzie em São Paulo e, desde 2005, consultor do Festival de Música de Cusco, no Peru, assim como de festivais similares em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Em 2006 foi nomeado Maestro Honorário Permanente da Orquestra Sinfônica Jovem Nacional do Peru. O mesmo título foi-lhe outorgado pela Orquestra Nacional de Cuba em Havana (2010). Ainda no exterior, foi Gastdirektor da Orquestra do Teatro da Ópera de Bielefeld, Alemanha, e Maestro visitante da Orquestra Sinfônica de San Diego, USA. No Brasil, foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Atualmente é Maestro Principal convidado da Orquestra Schola Cantorum de Potsdam, Alemanha. É professor de Regência, Harmonia, Composição, História da Música no curso de música do Sem. José Manuel da Conceição, em SP. Além de sua formação musical, é Bacharel em Teologia, Mestre em Ciências da Religião e doutorando em Educação, Arte e História da Cultura.

 

Confira a programação completa do Festival de Música Histórica:

 

Festival de Música Histórica

Datas: 26 a 28 de abril, às 19h

Transmissão: pelo facebook e youtube Direção Cultura

Mais informações: www.direcaocultura.com.br

 

 

 

 

 

 

Dia 26/04/2021 – (2ªf) – a partir das 19h (clique aqui para conhecer os músicos e o programa)

Reveja aqui o evento do dia 26 de abril: https://youtu.be/N6TIH6Ub-jw

  • 19h – Arsis Piano Trio: Liliane Kans (fortepiano), Fabio Chamma (violino), Angelique Camargo (violoncelo)
  • 20h – Trio Madeiras: Sérgio Cerri (flauta), João Carlos Goehring (oboé), Francisco Amstalden (fagote)
  • 21h – Metallumfonia: Paulo Ronqui e Jeferson Anastácio (trompetes), Isac Emerick (trompa), Robson de Nadai (trombone T), Fransoel Decarli (trombone B)

Dia 27/04/2021 – (3ªf) – a partir das 19h (clique aqui para conhecer os músicos e o programa)

Reveja aqui o evento do dia 27 de abril: https://youtu.be/ENqSswmJ9xM

  • 19h – Capella Campinas: Edmundo Hora (fortepiano), Marcus Held (violino), Fabrício Rodrigues (violoncelo)
  • 20h – Quinta Essentia Quarteto: Francielle Paixão, Renata Pereira, Gustavo de Francisco, Marina Mafra
  • 21h – Barrocos da Acafi: Alexandre Cruz (dir.musical e violino barroco), Marcus Held (violino barroco), Ludmila Thompson (soprano), Isabel Kanji (cravo), Sabrina Passarelli (violoncelo barroco)

Dia 28/04/2021 – (4ªf) – a partir das 19h (clique aqui para conhecer os músicos e o programa)

Reveja aqui o evento do dia 28 de abril: https://youtu.be/iIZR7r6ukbY

  • 19h – La Follia: Rogério Peruchi (flauta), Gláucia Pinotti (violino), Helena Jank (espineta)
  • 20h – Siruiz & Ana Salvagni: Esdras Rodrigues (rabeca), “Magrão” (percussão), Patrícia Gatti (cravo), Ana Salvagni (voz)
  • 21h – Sopros de Antanho: Thomas Lewinsohn (flauta doce), André Freitas (krumhorn), Paulo Ronqui (trombone T e flügel), Robson de Nadai (trombone T) e Fransoel Decarli (trombone B)

 

Notícias relacionadas