Institucional

logo_dc_bordaDireção Cultura Produções foi fundada em novembro de 1999 pelo produtor cultural Antoine Kolokathis, na cidade de Campinas (SP). A empresa teve início atuando na área de música erudita, com o projeto Clássicos em Cena, série de apresentações musicais comentadas pelo Maestro Parcival Módolo, em atividade ininterrupta até hoje. Em 2000 iniciou a série Música na Senzala, que ainda acontece na Sociedade Hípica de Campinas e, no mesmo ano, idealizou e produziu o concerto em homenagem ao compositor campineiro Antônio Carlos Gomes, na Catedral Metropolitana de Campinas, reunindo a Orquestra Sinfônica e o Coral da UNICAMP, solistas e mais dois corais convidados. Em 2001, realizou turnê de concertos com a mesma Orquestra, em Campinas e outras quatro cidades paulistas, com patrocínio da CPFL Energia. Em 2002 a produtora foi responsável por duas séries de apresentações de teatro infantil, música e dança, por ocasião da inauguração do Shopping Parque D. Pedro, em Campinas. Desde seu início a empresa realizada atividade de agenciamento artístico na área musical, tendo sido responsável pela contratação de inúmeros artistas e grupos para unidades do SESC, clubes, empresas e prefeituras, assim como pela contratação de maestros e solistas que atuam junto a orquestras sinfônicas e óperas. Entre 2000 e 2003 foi responsável pela produção executiva da Cia de Dança Lina Penteado, em montagem de espetáculos e circulações regionais.

A partir de 2004 a empresa passa para um porte maior, realizando um projeto de âmbito nacional: o Prêmio de Música Instrumental de Viola, com curadoria de Ivan Vilela e participação de jurados de renome, que passou por sete capitais e teve sua segunda edição em 2005. Em 2006 a empresa trouxe ao Brasil o grupo vocal italiano Cantori di Assisi, para sua segunda turnê, itinerando por cinco cidades. A Direção Cultura foi responsável pela programação de teatro infantil da CPFL Cultura durante cinco anos, levando espetáculos premiados todos os domingos, gratuitamente, ao público campineiro. Por conta dessa experiência, a produtora criou o projeto Teatro nas Escolas, que com apoio das leis de incentivo leva espetáculos teatrais gratuitamente a escolas públicas de todo o Brasil.

Com o slogan “Acreditamos no poder transformador da arte e da cultura”, a Direção Cultura Produções realiza inúmeros projetos, próprios e com parceiros, que levam apresentações e oficinas a escolas públicas, ONGs, teatros e praças, quase sempre gratuitamente, especialmente a públicos não familiarizados com a produção artística profissional. Além da circulação de espetáculos de teatro infantil e de música clássica e instrumental, a produtora também promoveu e promove projetos ligados à exibição de cinema em praças públicas, apresentações de dança, oficinas de desenho animado, teatro, música, dança e artes visuais. A empresa desenvolve projetos em parceria com ONGs, assim como presta serviços de elaboração e inscrição de projetos em leis de incentivo e editais, captação de recursos, produção executiva, comunicação institucional e promocional, e prestação de contas.

Em 2005 a Direção Cultura cria o selo fonográfico independente Kalamata, especializado em música instrumental brasileira, música clássica e, mais recentemente, também MPB. Em seu catálogo constam artistas como Ivan Vilela, Ricardo Matsuda, Elder Costa, Mané Silveira, Mário Campos, Quinteto Villa-Lobos, Bia Góes e Juliana Caymmi. A produtora é filiada à ABMI (Associação Brasileira da Música Independente), à Amcham Campinas (Câmara Americana do Comércio) e à ISPA (International Society for the Performing Arts), entidade que congrega produtores, diretores e agentes de 40 países, fundada há mais de 60 anos em Nova Iorque.

Somos filiados à:

ispa_65anos Selo-AMCHAM logo APTI

Missão

Promover o desenvolvimento social por meio da arte e da cultura, estimulando o senso estético, a ética e a visão crítica de mundo.

Visão

Ser reconhecida no mercado de produção cultural pelo diferencial dos projetos e parcerias, com foco na transformação humana, indo além do entretenimento.

Valores

– Criatividade nas soluções desenvolvidas.
– Qualidade em todas as ações.
– Sustentabilidade no cotidiano e na realização de projetos.
– Ética e Profissionalismo presentes em toda atuação.
– Transparência nos relacionamentos.

>>Veja também: Serviços.