Notícias

Inclusão social é tema de espetáculo gratuito em parques e praças de Campinas

13/11/2017

Como parte do Projeto Viva a Diferença, teatro passa pelo Centro de Convivência e Bosque dos Jequitibás

Inclusão social e respeito às diferenças é o assunto do espetáculo Cada um é Um, da Cia de Teatro Mundo da Lua, que será apresentado no Centro de Convivência e Bosque dos Jequitibás nos dias 25 e 26 de novembro. Apresentações fecham temporada de 2017, que contou com mais de 4 mil espectadores em teatros, auditórios e escolas públicas.

As apresentações fazem parte do projeto Viva a Diferença – 2ª edição, realizado com patrocínio da Asvotec e da Villares Metals via ProAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo e produção da Direção Cultura, produtora de Campinas que há 17 anos atua na disseminação da arte e cultura.

Cada um é um é dirigido a crianças de cinco a 12 anos e composto de vários quadros e esquetes interpretados por três atores músicos que utilizam de música, mímica, clown e teatro de bonecos para falar sobre o respeito às diferenças e inclusão social. A peça foi delineada a partir de quadros independentes, unificados pela relação dos atores com uma brincadeira-desafio sobre a diferença e peculiaridade de cada um. Sempre com uma linguagem simples e de uma forma leve.

Além de encantar, o espetáculo também auxilia na temática da inclusão com os alunos. “As crianças ficaram muito envolvidas com a peça e interagiram muito com a temática, que tem sido trabalhada com eles pela gente”, explica Elisandra Maria Marinho de Souza, diretora da Escola Municipal Jardim Santiago, de Hortolândia, que recebeu o projeto em junho deste ano com patrocínio da ArcelorMittal Gonvarri via ProAC.

Sob direção de Ana Caldas Lewinsohn, o espetáculo é uma grande brincadeira que comunica em suas entrelinhas sobre o respeito e a aceitação do outro e sobre a existência das diversas singularidades. “As crianças entendem bem a mensagem do espetáculo, que traz o tema de forma muito sutil e lúdica. A gente fala das diferenças entre as coisas, as pessoas, as cores com muita simplicidade e leveza. Para as crianças é uma experiência muito divertida”, ressalta Valdo Matos, fundador do grupo Mundo da Lua Teatro e ator da peça.

Sobre a Cia. No Mundo da Lua

Fundada em 1992 por Valdo Matos e Renata Mucci, o grupo se destacou no aprimoramento do trabalho de ator como veículo fundamental de expressão teatral. Esse caráter singular de interesse pelo desenvolvimento técnico e artístico do grupo estendeu-se para as áreas de teatro de animação, a improvisação e as linguagens e técnicas do clown. A trupe já se apresentou por todo Brasil e na Espanha.

Sobre a Direção Cultura

Há 17 anos, a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, nossos projetos alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

 

Ficha Técnica

Atores: Valdo Matos, Renata Mucci e Adriel Job

Direção: Ana Caldas Lewinsohn

Cenários: Grupo Garrucha

Figurinos: Amarilis Arruda e Flavia Arruda

Técnico de som e iluminação: Gilberto Gatti

 

 

SERVIÇO

Datas:

25/11 sábado, às 10h e 13h, na Praça da Imprensa Fluminense (Centro de Convivência)

26/11 domingo, às 11h e 15h30, no Bosque dos Jequitibás

Sessões abertas ao público em geral