Notícias

Alunos de projeto cultural se apresentam no Centro Cultural de Joaquim Egídio

06/11/2017

Oficinas Culturais desenvolvido pela Direção Cultura promove inclusão social por meio de atividades artísticas gratuitas

A aluna da oficina de viola, Júlia Virgílio, vai poder orgulhar mais pessoas do que sua família e seu avô mostrando o que aprendeu ao longo do ano com as oficinas de viola de que participa na sua escola. Júlia vai se apresentar no próximo dia 2 de dezembro, às 11h, no Centro Cultural de Joaquim Egídio ao lado dos colegas que fazem aula de dança, música teatro e artes visuais, por meio do projeto Oficinas Culturais, que está em sua quarta edição – idealizado pela Direção Cultura, consultoria de Campinas que há 18 anos atua na disseminação da arte e cultura em todo o país.

“Quando toco viola, meu avô fica perto porque quer aprender também”, conta Julia Virgílio, aluna da oficina de viola que cursa o 6º ano da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, em Joaquim Egídio.

A iniciativa já está em sua quarta edição. A ação conta com patrocínio da Aviagen América Latina, empresa de genética avícola sediada em Campinas, por meio da Lei Rouanet.

O projeto conta com a coordenação de João Pablo Amaral, criador dos livros didáticos do Projeto Guri, de São Paulo. “Os alunos, em sua maioria, são moradores da zona rural e percebemos o interesse e curiosidade em aprender música, seja nas aulas de violão, viola caipira ou canto. Como o enfoque é a música caipira, que muito fala do cotidiano rural, nossa intenção é que eles se identifiquem e reforcem seus laços familiares e com as gerações anteriores”, explica João Paulo, que conta com a parceria do renomado violonista Ricardo Matsuda e da professora de canto e coral Ana Salvagni nesta empreitada.

Os alunos são empolgados com a iniciativa. “A oficina é uma ótima oportunidade de aprender música. Temos também a chance de descobrir se temos vocação para sermos músicos profissionais”, conta a aluna do 9º ano, Fernanda Iyogi.

A arte sempre abre novas possibilidades, de acordo com Antoine Kolokathis, diretor da Direção Cultura, responsável pela idealização do projeto. “As Oficinas Culturais promovem a arte e o lazer em ambientes de realidade social muitas vezes difícil. As atividades e apresentações gratuitas de dança, música, teatro despertam o interesse das crianças e jovens para um mundo novo, de conhecimento e de mais oportunidades”, afirma. Aproximar a comunidade e os pais das escolas e instituições para que dividam o aprendizado com os alunos também faz parte da iniciativa.

Sobre a Direção Cultura

Há 18 anos, a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, nossos projetos alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

Sobre a Aviagen

Desde 1923, a Aviagen® estabeleceu-se como líder mundial em genética de aves, desenvolvendo linhagens para a produção de frangos sob as marcas Arbor Acres®, Indian River® e Ross®. A Aviagen tem mais de 3.900 colaboradores e uma rede de distribuição global em mais de 100 países.