Notícias

Abril é pra comemorar o Dia Mundial do Livro!

27/04/2018

Dar atenção especial ao livro no dia 23 de abril é também homenagear três dos maiores escritores de todos os tempos. Curiosamente, é a data de morte e nascimento de William Shakespeare (1564-1616), a morte de Miguel de Cervantes (1616) e o nascimento de Vladimir Nabokov (1899). Dá pra acreditar? Diante dessa coincidência e tanto, a UNESCO escolheu a data para instituir o Dia Mundial do Livro, em 1995.

Celebrar o dia do livro contribui para valorizar sua importância no imaginário da população de todo o mundo. A data também nos chama a atenção para a garantia do direito à leitura, sendo os livros um patrimônio cultural de nossa história, essencial para a formação e o desenvolvimento humano.

Projetos que valorizam a importância dos livros na formação cidadã de crianças e adolescentes têm um lugar especial na Direção Cultura. Conheça dois deles:

Literatura em Cena
Como uma odalisca e um elefante podem ser um par, um casal, um só coração que desde sempre e por toda a eternidade pulsa no ritmo urgente do amor?

Essa é a grande dúvida que deixa a peça “A Odalisca e o Elefante”, uma adaptação do livro de Pauline Alphen, já publicado pela Companhia das Letras em português e também em outras línguas.
Pauline Alphen é uma escritora e roteirista brasileira radicada na França. Foi morar em Paris ainda criança, estudou jornalismo no Brasil mas depois retornou para a Paris. Na França, ganhou os prêmios Les Imaginales e Elbakin (melhor romance de fantasia para jovens) com Les Éveilleurs, primeiro volume da série Salicande.

Com toda a magia de bonecos animados pelo grupo No Mundo da Lua, a trupe de atores brincantes leva ao palco esta bela e curiosa história de amor com trechos de grandes obras da literatura como “Tristão e Isolda”, “Romeu e Julieta”, além de frases de Cartola, Mário de Andrade e outros autores e músicos de grande renome.

Isabela Adormecida
Que criança nunca levou bronca por negar legumes e verduras? E quantas delas adorariam uma bagunça com a mão na massa na cozinha?

Tá aí o conceito do livro infantil Isabela Adormecida, com 7 receitas culinárias recheadas de ilustrações e poesia, todas refeições saudáveis para a alimentação dos pequenos. Pra melhorar, o projeto oferece também oficinas gratuitas de gastronomia para pais e filhos, além de uma exposição gratuita das ilustrações originais do livro.

Quer saber mais?

Clique aqui, a gente te conta tudo!