Classicos Em Cena

o projeto

O Projeto Clássicos em Cena consiste numa série de concertos comentados de música. Criado em 2000 e realizado pela Direção Cultura Produções, o projeto apresenta uma atração diferente a cada concerto, que tem em comum o fato de representarem um estilo musical que pode ser considerado um “clássico da humanidade”, executado sempre por especialistas. Todas as apresentações têm entrada franca e são abertas ao público. Os comentários durante os concertos, feitos de forma leve e divertida, aproximam as pessoas do universo da música de qualidade, contribuindo para tornar a música em questão mais acessível.

O curador e comentarista da série é o Maestro Parcival Módolo, doutor pela University of Southern California, Coordenador Geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Mackenzie, Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, que atua também regularmente como regente convidado em várias orquestras brasileiras e no exterior.

Para saber mais, leia: “MÚSICA “CLÁSSICA”, MÚSICA “ERUDITA” OU “MÚSICA DE CONCERTO”?” escrito pelo maestro Parcival Módolo, clicando aqui.

Veja também: Um Clássico completa 15 anos – http://migre.me/r9bwu

img-013

 

o maestro

O curador e comentarista da série é o Maestro Parcival Módolo, doutor pela University of Southern Califórnia e Coordenador Geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Mackenzie. Foi Maestro Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Nascido em Americana, interior de São Paulo, depois de estudar, ensinar e reger nas principais cidades brasileiras, Parcival foi para a Alemanha onde, por quatro anos, completou seus estudos de regência na Westfälische Landeskirchenmusikschule, em Herford, onde obteve grau de mestrado com especialização em música dos séculos XVII e XVIII. Enquanto lá esteve, regeu várias orquestras como maestro convidado e tornou-se titular da Orquestra de Sunden, Vestefália.

Rege regularmente várias orquestras brasileiras e do exterior. Para alguns países retorna anualmente, como os Estados Unidos, Cuba, Peru, entre outros. Ainda no exterior é Gastdirektor da Orquestra do Teatro da Ópera de Bielefeld, Alemanha (1984), Maestro visitante da Orquestra Sinfônica de San Diego, USA (1992). Atualmente é o Principal Maestro convidado da Orquestra Sinfônica de Potsdam, Alemanha, e Maestro Principal e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

galeria de fotos

 

vídeos